Connect with us

Maçonaria

Bandeira do Brasil

A Bandeira do Brasil foi instituída quatro dias após a Proclamação da República a 19 de novembro de 1889 substituindo a bandeira do Império do Brasil.

Publicado

em

Bandeira do Brasil

A Bandeira do Brasil foi instituída quatro dias após a Proclamação da República a 19 de novembro de 1889 substituindo a bandeira do Império do Brasil. 

Na realidade o Pavilhão Nacional é o resultado de uma adaptação sobre a bandeira do Império. No lugar do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi acrescentado o círculo azul cravejado com estrelas na cor branca.

Na Sala das sessões do Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil” (decreto inicial). 19 de novembro de 1889.

FOI ADOTADO PELO DECRETO-LEI N0 4 DE 19 DE NOVEMBRO DE 1889

“O Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil, considerando que as cores da nossa antiga bandeira recordam as lutas e as vitórias gloriosas do exército e da armada na defesa da Pátria; considerando, pois, que nossas cores, independentemente da forma de governo simbolizam a perpetuidade e a integridade da Pátria entre as nações;

Decreta: a Bandeira adotada pela República mantém a tradição das antigas cores nacionais, verde-amarelo, do seguinte modo: um losango amarelo em campo verde, tendo no meio a esfera azul-celeste, atravessada por uma zona branca em sentido oblíquo e, descendo da esquerda para a direita com a legenda “Ordem e Progresso” e ponteada por 21 estrelas, entre as quais as da constelação do Cruzeiro, dispostas na sua situação astronômica  quanto à distância e no tamanho relativos representando os 20 Estados da República e o Município Neutro.

Assinam os Maçons, ”Manuel Deodoro da Fonseca; Aristides da Silva Lobo; Rui Barbosa; Manuel Ferraz de Campos Salles; Quintino Bocaiúva; Benjamin Constant Botelho de Magalhães; Eduardo Wandenkolk “.

A Bandeira do Brasil foi estruturada pelo sábio Raimundo Teixeira Mendes (1855-1927). A bandeira do Brasil foi adotada pelo decreto nº4 no dia 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República. Esse decreto foi preparado por Benjamin Constant, membro do governo provisório.

Suas cores e os motivos que a compõem frequentemente são referidos à pujança da natureza e das riquezas existentes no solo e no subsolo de nossa Pátria. Na realidade, refletindo as formações científica, positivista e maçônica de Teixeira Mendes, é o seguinte o significado fundamental de nossa Bandeira:

O Brasil deixava de ser um regimento imperial e dava passo a uma república federativa.

A Bandeira do Brasil simboliza a pátria e a união entre os estados para aumentar o sentimento de união entre todos os brasileiros e patriotismo.

Yassin Taha

Dep.Federal

Leia também: A Maçonaria na Proclamação da República