Legendado

“Berço da Civilização Paranaense”

Nesta semana abordaremos o dia 29 de julho, aniversário da cidade de Paranaguá, mãe do nosso Estado

nvcmfb4

Nesta semana abordaremos o dia 29 de julho, aniversário da cidade de Paranaguá, mãe do nosso Estado.

Na língua tupi-guarani, Paranaguá significa “grande mar redondo”, como era denominada pelos índios.

Paranaguá é uma cidade rodeada por várias ilhas, dotadas de belezas naturais, como a mais conhecida delas de ponto turístico, a famosa Ilha do Mel.

Além disso, a cidade denominada como “ o berço da mãe do Paraná”, tem muitas curiosidades históricas, tendo em vista que está completando 374 anos.

O “episódio Cormorant”, ocorrido na Ilha do Mel, que em linhas gerais, narra a história do navio britânico “Cormorant” que fiscalizava o tráfico de escravos em solo brasileiro por força de um acordo internacional (os Ingleses totalmente contra o tráfico de escravos, e o Brasil, fingindo ser, pois o tráfico era uma grande base econômica pelos latifundiários), fez com que um navio traficante, em que era dono o  de escravos provocasse seu próprio náufrago para que as “peças” (nome dados aos escravos, e a Ilha das “peças” porque era nela em que se desembarcava clandestinamente os escravos traficados) não fossem apreendidas. Esse episódio foi um marco na história, tendo em vista que em nome da soberania brasileira, o comandante da Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, abriu fogo contra os ingleses. Foi um marco histórico para emancipação do Paraná.

Outro fato histórico foi a visita do Imperador Dom Pedro II para o lançamento da pedra fundamental da Estação Ferroviária.

Além do caráter histórico temos que enaltecer o tradicionalismo da culinária parnanguara e da sua cultura, como o tradicional fandango.

Essa cidade tão importante para o estado do Paraná e para o Brasil, dona de uma beleza indescritível, completa seus 374 anos.

Sobretudo, há que se destacar o que há de mais valoroso na cidade de Paranaguá, sua gente!

“Paranaguá, celeiro de crianças,

E de serenatas feitas ao luar,

Tens a beleza é a esperança

De uma Terra linda,

Feita para amar”

CANÇÃO MINHA VELHA PARANAGUÁ

DE ANITA RIBEIRO FONTES

Desejamos que venha ainda mais desenvolvimento, e com ele a melhoria da qualidade de vida e serviços essenciais ao povo!

Bagrinhos, Parnanguaras, e Paranaguenses, felicitações, respeito e prosperidade, é o que desejamos!

Brasil, 29 de junho de 2022 , 666  mil mortes por COVID-19, e 13,9 milhões de desempregados, e epidemia de dengue.

Por Paulo Henrique de Oliveira

Com a contribuição da Advogada Lívia Moura

Paulo Henrique de Oliveira é mestrando em administração pública, pós-graduado em direito administrativo, com MBA em gestão pública, extensões em ciências políticas, direito eleitoral e ciências sociais, e graduações nas áreas de administração de empresas, gestão de negócios, ciências políticas, e direito. É o Vice-Presidente do Podemos no Estado do Paraná, Ex Secretário de Saúde de Paranaguá, e atual Secretário de Saúde de Matinhos.

“Berço da Civilização Paranaense”

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


“Berço da Civilização Paranaense”

Hedran Gebran

Hedran (Guru) Gebran é jornalista e colunista diário do Jornal Folha do Litoral News, onde há mais de 20 anos comanda a Coluna do Guru. Com uma vasta experiência, escreve sobre política, eventos, entretenimento e diversos assuntos de interesse geral, oferecendo aos leitores uma visão única e bem-informada sobre os principais temas que impactam a cidade e a região.