No próximo dez de outubro, há 100 anos, em 1924, nascia na cidade de Guaraqueçaba o querido historiador de Paranaguá, Waldomiro Ferreira de Freitas.
Filho de Antonio e Isabel Ferreira de Freitas, casou-se com Ruth Ferreira de Freitas e teve cinco filhos: Lindanil, Lucia Helena, Waldomiro, Waldir Roberto e Lílian do Rocio.
Em Paranaguá fez o Curso Técnico de Contabilidade em 1951, depois, licenciou-se em História em 1964, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá
Foi professor de História do Brasil na Faculdade de Ciências, Filosofia e Letras de Paranaguá, membro do Conselho de Curadores dessa mesma Faculdade, Vice-Diretor e professor do Colégio Comercial Estadual de Paranaguá e membro do Conselho Municipal de Cultura. Ainda na Faculdade lecionou a História da Antropologia Cultural e História Moderna.
No Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP exerceu vários papéis, pois consta que foi Tesoureiro e Diretor da Biblioteca, cuidando com muito carinho dessas atividades. Foi membro do Centro de Letras de Paranaguá exercendo o cargo de Presidente de 1976 a 1984.
Escreveu várias obras, sendo o livro intitulado “História de Paranaguá: Das Origens à Atualidade”, publicado em 1999, o mais procurado por estudantes e pesquisadores no IHGP.
Nesse mês de setembro, em que o IHGP completa 93 Anos, é justo lembrar e homenagear um pesquisador tão dedicado como ele, que fez muito por Paranaguá, estudou profundamente a história do nosso litoral, envolto num clima de harmonia e humildade que só aqueles que realmente são sábios conseguem obter. Não é raro ouvir os novos historiadores chamando-o carinhosamente de Professor Waldomiro.
Eis aí uma pessoa para nos inspirarmos.
Guadalupe Vivekananda
Diretora de Geografia – IHGP