conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

As matas de brejo

Publicado

em

Sucessão no IHGP

A Matas de Brejo restringem-se às áreas de várzeas ou planícies de inundação, em terrenos baixos que se encontram junto às nascentes, margens dos rios, lagos ou depressões naturais. De acordo com José A. de Araújo, nestes locais ocorrem solos hidromórficos, com a presença de relevos de pequenos morros e canais de pequena dimensão, representando uma superfície irregular, por onde a água circula constantemente. 

De acordo com o site Brasil Bioma, as matas de brejo podem sofrer regimes de inundação, desde os mais brandos (durando algumas semanas), até os mais severos (que podem durar por vários meses). A presença quase que constante da umidade no solo contribui para a seletividade das espécies que vivem nessas áreas.  

Os brejos abrigam importantes espécies, entre elas, o bicudinho do brejo, espécie ameaçada de extinção. A ave bicudinho do brejo foi descoberta em 1995, pelos pesquisadores Marcos Ricardo Bornschein e Bianca Luiza Reinert. 

As áreas de brejo e as espécies que nele vivem sofrem com a sua sensível redução, devido ao incentivo ao uso agrícola das várzeas, à construção de hidrelétricas, a poluição e pela disseminação de espécies invasoras. Pesquisas demonstram que esse ambiente apresenta uma grande biodiversidade, além disso, os brejos possuem o importante papel de escoamento e garantem o suprimento de água de qualidade adequada nas microbacias hidrográficas. 

Priscila Onório Figueira

Referências bibliográficas

ARAÚJO, José André de. O programa Mata ciliar no Estado do Paraná. 33 f. 2014 Monografia (Especialização em Gestão Pública). UTFPR, Pato Branco, 2014. 

MATER NATURA Instituto Ambienatl. Mater natura e os 25 anos da descoberta e conservação do bicudinho do brejo: uma história de amor e perseverança. Publicado em 14/03/2021. Disponível em: https://maternatura.org.br/mater-natura-e-os-25-anos-da-descoberta-e-conservacao-do-bicudinho-do-brejo-uma-historia-de-amor-e-perseveranca/ 
BRASIL BIOMA. Matas de Brejo: Caracterização e Dicas para Reconhecimento de Espécies Indicadoras. Publicada em 11/03/2016.  Disponível em: https://brasilbioma.com.br/matas-de-brejo/.

Em alta

plugins premium WordPress