Uma crença está relacionada a uma ideia na qual acreditamos. As crenças limitantes são uma espécie de desculpa para não fazer o que realmente gostaríamos de fazer. Geralmente, elas nos mantêm na zona de conforto e segurança, podendo limitar muito o nosso desenvolvimento pessoal e a conquista dos nossos objetivos.
São pensamentos impositivos criados, geralmente, no período da infância e desenvolvidos ao longo da vida. Esses pensamentos acabam se tornando nossas próprias verdades e, com o tempo, moldam nossa personalidade.
Na grande maioria das vezes, essas crenças limitantes são coisas da nossa cabeça, que não condizem de fato com a realidade, podendo gerar pensamentos rápidos, automáticos e distorcidos que ajudam a manter um ciclo vicioso. “São lentes pelas quais fazemos a leitura de nós mesmos, dos outros e do mundo, mas que podem ter um grau severo de distorção de imagem que confunde nossas percepções levando-nos a interpretações muitos distantes da realidade, sentimentos negativos, reações e atitudes inadequadas”.
Nelas, podem estar a base do insucesso, por exemplo, a crença da incompetência que leva a pensamentos como: “não sou capaz”, “não sou tão inteligente”, “sou lento”, “não sirvo para nada”. E isso pode ser ainda alimentada por pensamentos como: “falhar é terrível ou vergonhoso”, ou seja, sempre que o desafio for percebido é melhor desistir.
Por isso, separei aqui uma lista com 8 crenças limitantes mais comuns:
1. Passei da idade pra isso, é tarde demais
2. Não tenho as qualificações necessárias
3. Eu não consigo, é impossível de fazer
4. Tenho medo de falhar
5. Não há nada que possa ser feito
6. Sou assim e não consigo mudar
7. Não tenho tempo
8. É preciso sorte para ter sucesso
Você se pega repetindo alguma destas afirmações? Conhece alguém que vive dizendo estas coisas?
Livre-se dessas crenças limitantes e compreenda que elas são uma hipótese e não um fato, dessa forma é possível refletir e se distanciar, lembrando que é apenas uma forma de enxergar as coisas.
Desejo uma semana abençoada, e vamos juntos!