Outubro rosa é uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O câncer de mama é algo sério! E mostrar para as mulheres sobre a importância de diagnosticar a doença o quanto antes é garantir maiores chances de tratamento e de cura.
A prevenção do câncer de mama começa com o autoexame, que a própria mulher deve fazer mensalmente a partir dos 20 anos de idade, apalpando as mamas. Além do autoexame, é importante que mulheres acima de 50 anos realizem a mamografia de rastreamento, mesmo sem perceber nenhum sinal ou sintoma. Esse é o único exame que permite descobrir o tumor em sua fase inicial, em que a probabilidade de cura é muito maior.
O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A estimativa para 2020 é de 66.280 novos casos de câncer de mama no país. Esse valor corresponde a um risco de 61,61 de novos casos a cada 100 mil mulheres.
Se você consegue perceber que sua vida fica mais rosa nessa época do ano, fique feliz, porque mulheres estão, cada vez mais, aprendendo a conhecer o próprio corpo. Outubro Rosa não é clichê, é valorizar a vida, e traz à tona também não só temas voltados à saúde da mulher na sua integralidade, mas o mês remete também ao empoderamento feminino, amor próprio e promoção da valorização da mulher.
O outubro Rosa envolve também ações contra maus tratos e violência (física e psicológica) aos quais muitas mulheres (são e estão) submetidas. Afinal, de que adianta estar saudável fisicamente, se a saúde emocional estiver desestabilizada? Há também um mal tão cruel quanto o câncer: a violência contra a mulher.
Nós, mulheres, precisamos manter hábitos saudáveis e garantir que nossa saúde esteja sempre em dia, para que possamos realizar todos os nossos sonhos e objetivos, afinal, mulher que se ama de verdade, se cuida.
Informe-se! Se toque! Se cuide!