Esperançar

Criança, o brincar e a natureza

A Infância é a principal etapa da vida do ser humano, é justamente nesta fase que se aprende valores que serão levados durante toda a trajetória de vida. É o ...

A Infância é a principal etapa da vida do ser humano, é justamente nesta fase que se aprende valores que serão levados durante toda a trajetória de vida. É o momento do BRINCAR, sendo este tão importante para o crescimento da criança que é um direito garantido por lei pela ONU (Organização das Nações Unidas).

A natureza ou ambiente natural tem um papel significativo nessa fase, é o lugar de aprender brincando, promovendo o desenvolvimento infantil em cada um de seus aspectos: intelectual, emocional, social, espiritual e físico.

O contato com o ambiente natural melhora todos os marcos valiosos de uma infância saudável podendo citar alguns como: imunidade, memória, sono, capacidade de aprendizado, sociabilidade, capacidade física, e contribuiu significativamente para o bem-estar integral dos pequenos, e faz com que percebam que participam de um mundo complexo.

Porém, essa combinação de “criança, brincar e natureza“ está se tornando cada vez mais distante, vem se criando uma fronteira das crianças com o solo, as árvores, pé descalço, ar puro, mar, rio de um ecossistema natural, uma avalanche de opções tecnologias de lazer midiático, escassez de áreas verdes nas cidades, faz com que as crianças percam aos poucos a relação e o sentimento de pertencimento no mundo, o que nos tempos atuais se torna promissor.

Pode-se imaginar que para conectar-se com a natureza é preciso viajar para longe, ir para o meio do “mato”, mas o contato com a natureza pode começar no quintal de casa a árvore da calçada pode ser transformar em um ambiente convidativo para brincar, promovendo benefícios inimagináveis no qual ela pode fantasiar aventuras sem restrições, além das pré dispostas em aparelhos televisivos ou de comunicação em massa.

Precisamos recordar o quanto é bom ser criança e das possibilidades, muitas vezes queremos dar o que não tivemos, esquecendo de dar o que tivemos e nos auxiliou a ser quem somos, tanto a escola quanto a família desempenham um papel fundamental no estabelecimento e incentivo de conexões das novas gerações com a natureza, e este trabalho está ancorado na liberdade do viver natural e lúdico nos primeiros anos de vida da criança.

Você também poderá gostar

Criança, o brincar e a natureza

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.