Nossos órgãos de sentido são capazes de receber estímulos específicos. Células responsáveis pela visão, audição, gustação, paladar e tato captam informações do meio externo e transmite-as ao Sistema Nervoso Central.
No cérebro, estruturas responsáveis por cada um dos sentidos providenciam respostas motoras e/ou psíquicas. Contudo, essa interação corpo-cérebro não se apresenta de forma direta. Há uma “interferência” que nos permite sermos únicos na maneira que interiorizamos cada informação. A esta interferência chamamos de percepção.
A psicologia descreve a percepção como um processo ativo que envolve a procura de informações correspondentes (LURIA, 1981), ou seja, a percepção está aliada às experiências anteriores de cada pessoa, busca similaridade em acontecimentos já vivenciados, formula hipóteses e compreensões acerca da informação recebida.
Criamos percepção a todo momento, das pessoas, dos lugares e dos fenômenos que observamos. Na escola não é diferente.
O clima escolar está relacionado à qualidade de vida na instituição e reflete a percepção, consciente ou não, de estudantes, professores, administradores e outros funcionários e famílias sobre o trabalho cotidiano da escola, valores compartilhados, regras estabelecidas e acordadas, objetivos propostos, o desenvolvimento do ensino e aprendizagem, relações interpessoais e estruturas organizacionais*.
O clima escolar é estabelecido como o “tom emocional” da escola*. Um sentimento afinado ao funcionamento institucional e às relações existentes no ambiente escolar. Diversos autores entendem que o clima escolar influencia, inclusive, no desempenho escolar dos alunos, na satisfação com a vida e na melhora da saúde mental*.
Este tema de estudo tem aumentado recentemente no Brasil. Por este motivo, eu e a professora de matemática Monika Pauls, companheira de doutorado, escrevemos um artigo sobre a temática.
Para quem tiver curiosidade sobre o tema e quiser fazer a leitura completa do documento, segue abaixo a referência do estudo.
*ALVES, Bianca L. M.; PAULS, Monika, P.; SOLTZ, Tania.; PAULS, Maren, J. School Climate in the Brazilian school context: an integrative literature review.
International Journal for Innovation Education and Research. 2020.