Educação com Ciência

Percepção do Clima Escolar

Nossos órgãos de sentido são capazes de receber estímulos específicos.

an87zlo 1584425258

Nossos órgãos de sentido são capazes de receber estímulos específicos. Células responsáveis pela visão, audição, gustação, paladar e tato captam informações do meio externo e transmite-as ao Sistema Nervoso Central.

No cérebro, estruturas responsáveis por cada um dos sentidos providenciam respostas motoras e/ou psíquicas. Contudo, essa interação corpo-cérebro não se apresenta de forma direta. Há uma “interferência” que nos permite sermos únicos na maneira que interiorizamos cada informação. A esta interferência chamamos de percepção.

A psicologia descreve a percepção como um processo ativo que envolve a procura de informações correspondentes (LURIA, 1981), ou seja, a percepção está aliada às experiências anteriores de cada pessoa, busca similaridade em acontecimentos já vivenciados, formula hipóteses e compreensões acerca da informação recebida. 

Criamos percepção a todo momento, das pessoas, dos lugares e dos fenômenos que observamos. Na escola não é diferente.

O clima escolar está relacionado à qualidade de vida na instituição e reflete a percepção, consciente ou não, de estudantes, professores, administradores e outros funcionários e famílias sobre o trabalho cotidiano da escola, valores compartilhados, regras estabelecidas e acordadas, objetivos propostos, o desenvolvimento do ensino e aprendizagem, relações interpessoais e estruturas organizacionais*.

O clima escolar é estabelecido como o “tom emocional” da escola*. Um sentimento afinado ao funcionamento institucional e às relações existentes no ambiente escolar. Diversos autores entendem que o clima escolar influencia, inclusive, no desempenho escolar dos alunos, na satisfação com a vida e na melhora da saúde mental*.

Este tema de estudo tem aumentado recentemente no Brasil. Por este motivo, eu e a professora de matemática Monika Pauls, companheira de doutorado, escrevemos um artigo sobre a temática.

Para quem tiver curiosidade sobre o tema e quiser fazer a leitura completa do documento, segue abaixo a referência do estudo.

 

*ALVES, Bianca L. M.; PAULS, Monika, P.; SOLTZ, Tania.; PAULS, Maren, J. School Climate in the Brazilian school context: an integrative literature review.

 

International Journal for Innovation Education and Research. 2020.

Você também poderá gostar

Percepção do Clima Escolar

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.