conecte-se conosco

Educação com Ciência

Leitores analfabetos

A leitura é uma habilidade adquirida e aperfeiçoada ao longo da história da espécie humana.

Publicado

em

A leitura é uma habilidade adquirida e aperfeiçoada ao longo da história da espécie humana. Desenvolvemo-la com o intuito de comunicação e registro de nossos feitos às futuras gerações.

Aprender a ler símbolos, ricos de significados, nos traz pertencimento a cultura que estamos inseridos. Podemos, portanto, evidenciar a importância da leitura para além da formação intelectual do homem, contribuindo também, para sua formação social.  

Contudo, infelizmente, um dado do INAF – Indicador do Analfabetismo Funcional (2018) mostrou que três em cada dez jovens e adultos brasileiros, entre 15 e 64 anos, são considerados analfabetos funcionais. Ou seja, trinta e oito milhões (29% da população) têm dificuldades de entender e se expressar por meio das letras e números, em situações cotidianas.

A ineficiência na leitura acarreta dificuldades no desenvolvimento da habilidade da escrita e restrição na comunicação oral. Esses elementos reforçam a importância da prática da leitura como favorecedora da ampliação de seus horizontes, pois, a leitura permite maior conhecimento de mundo e percepção aos acontecimentos ao seu redor.

Para o neurocientista Izquierdo (2004), pesquisador conhecido por seus estudos sobre a memória humana, a leitura é a forma mais completa de exercitar a memória. Para Freire (1994, 1996 e 2008), a leitura torna-se um instrumento de emancipação social.

A escolha da idade da criança iniciar nos processos de letramento e alfabetização na escola deve-se a pesquisas que demonstram que na infância o cérebro se mostra mais plástico, passando por um período de grande expansão e aperfeiçoamento das células nervosas.

Estudos desenvolvidos através de neuroimagem, com crianças em idade escolar, mostram que o aprendizado da leitura ativa um local específico no cérebro: o córtex occipital temporal esquerdo. Esta área computa a forma da palavra, responde a estímulos ortográficos e auxilia no aprendizado da escrita e na iniciação da ortografia.

Segundo Freire (2008), “A leitura do mundo precede a leitura da palavra […]. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente”. Ler é descobrir novos mundos, é desenvolver a criatividade e a imaginação. Ler é crescimento, é aprendizado. Ler é descobrir e revisitar sentimentos e emoções.

Aproveito para me despedir e desejar a todos um bom final de ano. Até 2020!

 

Publicidade










plugins premium WordPress