Connect with us

Educação com Ciência

Interação gene e ambiente.

Isso existe? Isso é epigenética

Publicado

em

Isso existe? Isso é epigenética

Epigenética é um ramo da biologia que estuda as influências ambientais na expressão genética dos indivíduos.

A área da epigenética é bastante complexa, mas tem gerado cada vez mais pesquisas.

Estudos científicos mostram que as experiências durante a vida registram marcas em nosso código genético, afetando inclusive, as informações transmitidas hereditariamente, através das células sexuais. Portanto, os impactos decorrentes das experiências obtidas ao longo da vida podem ser transmitidos aos futuros filhos.

Onde os ancestrais viviam, crenças, traumas, oportunidades de aprendizagem, circunstâncias estressantes, podem claramente ter efeitos que passam através das gerações.

Na edição de janeiro da revista Nature Neuroscience, pesquisadores sugeriram que as alterações químicas ocorrem no genoma, que afeta a forma como o DNA é “embalado” e expresso.

As primeiras pesquisas foram realizadas com animais. Mas, hoje, observa-se essa “herança epigenética transgeracional” inclusive nas plantas. Tomates, por exemplo, transmitem marcas químicas que controlam um importante gene de amadurecimento.

O assunto é bastante controverso em campo científico e ainda há muito o que descobrir. No entanto, pesquisas como estas, na área da epigenética, refutam, de uma vez por todas, a ideia de imutabilidade do ser humano.

Estudos advindos da Universidade de Harvard, demonstram que os cérebros jovens são particularmente sensíveis a alterações epigenéticas. “Experiências nos estágios bastante iniciais da vida, quando o cérebro está se desenvolvendo mais rapidamente, causam adaptações epigenéticas que influenciam como, quando e se os genes liberam suas instruções para a construção de capacidade futura de saúde, habilidades e resiliência”.

Mas, é importante esclarecer que nem tudo está pré-estabelecido. Ou seja, que os nossos comportamentos não são provenientes unicamente dos registros genéticos.

O desenvolvimento futuro de uma criança é certamente influenciado pelos genes herdados de seus pais, em interação com o ambiente o qual se desenvolve e a interiorização das experiências adversas, criando desta forma, as variadas possibilidades de atuação humana.