Connect with us

ADI Paraná

Flexibiliza

O vice-governador Darci Piana vai discutir a flexibilização do isolamento social

Publicado

em

O vice-governador Darci Piana vai discutir a flexibilização do isolamento social com representantes das regiões do Estado com dados para avaliar a abertura do comércio. “Vamos fazer isso com muito equilíbrio, bom senso e responsabilidade, pensando nas pessoas em primeiro e depois na economia”.


Consórcios municipais

A PEC do deputado Anibelli Neto (MDB) permite a formação de consórcios de municípios e é mais um instrumento no combate a pandemia do Coronavírus. Com a mudança, os municípios já podem formar consórcios para o enfrentamento da covid-19. Para isso basta o reconhecimento de calamidade pública e a anuência das câmaras municipais, a quem cabe a fiscalização.


Recuperação ambiental

A Itaipu Binacional, o PTI e a Sanepar vão trabalhar juntos em uma série de ações voltadas à ampliação da qualidade ambiental nas bacias hidrográficas dos rios Paraná, Ivaí, Piquiri e Silva Jardim. O convênio prevê ações e o compartilhamento de dados sobre a qualidade da água, além de investimentos em infraestrutura de saneamento e recuperação ambiental.


Turismo

Estudo da FGV Projetos indica que o PIB do setor de turismo, que em 2019 chegou a R$270,8 bilhões, deve cair para R$165,5 bilhões em 2020, indicando redução de 38,9% no faturamento. No Brasil, o enxugamento dessa área traz consequências significativas, já que o turismo é uma atividade fortemente geradora de empregos em todas as faixas de renda.


Congelamento

Líderes do Senado são favoráveis ao congelamento por dois anos de salário de servidores públicos em troca da aprovação de ajuda financeira da União a estados e municípios. Governo e Senado articulam um novo projeto de lei para socorrer os entes durante a crise do Coronavírus. Concursos públicos ficariam suspensos pelo mesmo período.


Cautela

O ministro Paulo Guedes (Economia) defendeu uma saída cautelosa do isolamento. “Preservar os sinais vitais da economia não significa sair do isolamento agora. Significa fazer a coisa programada, fazer direito, fazer no devido tempo, mas sabendo que esse é o ponto futuro”, disse em videoconferência. Guedes não definiu o “devido tempo”, mas deixou claro o respeito à orientação dos especialistas e dos médicos de UTI.


Teste em massa

O Ministério da Saúde estima que com contrato com o Grupo Dasa ampliará a capacidade de análise de testes. A pasta espera processar 30 mil exames por dia. Num comparativo a Coreia do Sul, País com maior controle do Coronavírus, que atualmente realiza de 10 a 15 mil testes diários, o Brasil estará realizando o dobro de testes.

Teste II

O governo comprou 10 milhões de testes rápidos em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde. A previsão é de que cerca de 500 mil testes comecem a chegar na próxima semana e, depois, cerca de 800 mil a cada semana.


Serviços online

O TRE está ofertando serviços para os eleitores, como a regularização do título, pela internet. O atendimento eletrônico vai funcionar até 6 de maio. A medida foi adotada pela Justiça Eleitoral para evitar a aglomerações e evitar o contágio da Covid-19. O TRE informou ainda que suspendeu o cancelamento de títulos de eleitores que não fizeram o recadastramento biométrico em 2019.


Articulação

O presidente Jair Bolsonaro tem mantido contato com o MDB, partido com o qual ensaia uma aproximação. Pessoas próximas a Bolsonaro  afirmam que o presidente tem demonstrado interesse de uma conversa política com o atual presidente nacional da legenda, deputado Baleia Rossi (SP), e o líder da maioria no Senado, Eduardo Braga (AM). Além do MDB, Bolsonaro também busca fortalecer as relações com o comando do DEM. O presidente deve se encontrar nesta quinta-feira com o presidente do partido, ACM Neto.

Entregue!

O secretário Beto Preto (Saúde) confirmou o repasse de 1,5 mil testes rápidos à Prefeitura de Cascavel. Os testes para diagnóstico do Coronavírus são do Ministério da Saúde. O Estado distribui 52,4 mil testes às 399 cidades do Paraná. Esses testes rápidos utilizam amostras de sangue. O resultado é verificado após 15 minutos.


Equilíbrio

O prefeito Marcelo Belinati (PP) destacou as várias ações foram adotadas em Londrina desde março e que a retomada das atividades econômicas não significa que tudo já foi resolvido. Belinati reforçou a necessidade do isolamento e distanciamento social como forma de prevenção. A cidade registrou a oitava morte pela covif-19. Segundo o prefeito, o momento é de equilíbrio e bom senso e se for necessário, o comércio e demais setores serão fechados novamente.


Cobrança suspensa

O deputado Aliel Machado (PSB) apresentou projeto de lei que prevê a suspensão da cobrança de financiamentos referentes a prestações de veículos para profissionais autônomos do transporte de cargas e de pessoas durante a vigência da declaração de estado de calamidade pública provocada pelo Coronavírus. “”Essa medida visa a proteção do emprego. Essas pessoas pagam o financiamento com o trabalho. Mas se não estão trabalhando, como vão pagar? É uma suspensão, não uma anistia”.


Testes de vacina

Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, começarão a realizar testes de uma vacina para a covid-19 em humanos, anunciou o secretário de Saúde britânico, Matthew Hancock. “Em tempos normais, chegar a esta etapa demoraria anos”, informou o ministro, em entrevista coletiva nesta terça-feira, na qual ressaltou que o processo para desenvolver uma vacina é uma questão de “tentativa e erro”.


Reativação

O instituto São Rafael de Chopinzinho, de Chopinzinho, passou por vistoria. O Estado pretende habilitar os 10 leitos de UTI. Além de atender Chopinzinho, a reativação dos leitos garante cobertura para Saudade do Iguaçu, Sulina e São João. “A estrutura que o Instituto é uma das melhores da região, está tudo pronto, basta o governo encaminhar os equipamentos, nós montarmos à equipe com médicos, enfermeiros, e tudo isso estará funcionando”, afirma o prefeito Álvaro Scolaro (MDB).


Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.