conecte-se conosco

Cidadania

Projeto traz estudantes da Ilha do Mel para conhecer os três poderes

Câmara, Fórum e Prefeitura receberam a visita das criança

Publicado

em

Na sexta-feira, 12, estudantes da Ilha do Mel que participam do projeto “Justiça e Cidadania também se Aprende na Escola” visitaram o Fórum, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Paranaguá. A iniciativa tem como objetivo formar multiplicadores do conhecimento sobre os direitos e deveres do cidadão. Neste ano, algumas ações serão voltadas à temática do meio ambiente, por meio de uma parceria com o Centro de Estudos do Mar (CEM/UFPR).

O projeto é desenvolvido pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) e, neste ano, em Paranaguá, trabalhará com aproximadamente 700 crianças de mais de 10 escolas do município. Dividida em oito etapas, a ação envolve atividades diferentes, nas quais estão inclusas a entrega de material informativo que é trabalhado em sala de aula e a visita dos estudantes aos três poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário.

 

 

A juíza Mércia do Nascimento Franchi explicou como os estudantes se tornam multiplicadores do conhecimento. “Quando são trabalhadas as informações das cartilhas, são feitas reuniões com a Secretaria de Educação para que os professores só não passem o conceito, mas também conscientizem de que elas podem usar essas informações no seu dia a dia e nas suas próprias atividades”, sinalizou.

Outro tema levantado pela juíza é com relação ao conteúdo de questões ambientais, que foi iniciado na segunda edição do projeto. “Falamos como os alunos podem exercer a cidadania dentro de casa, cuidando do lixo, porque todas as informações precisam ser repassadas de forma muito simples. Conceitos básicos, sérios, jurídicos, mas sem complicações”, afirmou Mércia.

 

PRÓXIMAS AÇÕES

Entre as próximas ações do projeto está o trabalho voltado para uma cartilha sobre meio ambiente com orientação pedagógica. “Eles também começaram a preparar uma peça de teatro sobre cidadania. O tema é livre e agora as atividades se concentram em sala de aula. Depois de todo o conteúdo, haverá uma exposição e, ao final, no ginásio de esportes, com todas as escolas juntas, haverá a premiação nacional pela AMB para o melhor trabalho”, discorreu a juíza.

A coordenadora educacional das escolas Teodoro Valentim e Nova Brasília, da Ilha do Mel, Daniele Kondy, contou que o projeto funciona em diversas etapas que inserem os alunos nos temas. “Eles se interessam bastante, pois faz parte do conteúdo diversificado, que está dentro do currículo básico. Eles aprendem sobre os seus direitos e deveres dentro da sua realidade. Conhecendo esses locais hoje, eles passam a ter mais consciência de como tudo funciona”, disse Daniele.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress