Editorial

Saúde mental e Covid-19: a luta interna para manter o equilíbrio diante do caos da pandemia

Além de sobrevivermos, com todos os cuidados necessários ao perigo do Coronavírus, é essencial mantermos um equilíbrio emocional para podermos aproveitar o mundo após a pandemia

Saúde mental e Covid-19: a luta interna para manter o equilíbrio diante do caos da pandemia

Saúde mental e Covid-19: a luta interna para manter o equilíbrio diante do caos da pandemia

A Covid-19 é algo discutido ou pensado diariamente por todos, desde que a pandemia explodiu em março de 2020. Desde lá, uma palavra que nunca havíamos usado, o “Coronavírus”, se tornou um termo utilizado em conversas presenciais, nas redes sociais e em nossos pensamentos. O assunto não se tornou tão forte à toa: milhares de pessoas morrem diariamente da Covid-19 no Brasil diariamente e dezenas semanalmente no litoral paranaense.

Em tudo na vida o equilíbrio é essencial. O cotidiano de isolamento e distanciamento social necessário para evitar o contágio fez com que muitas pessoas percebessem prejuízos ao bem-estar emocional individual e coletivo. Nesta edição, uma matéria traz uma importante entrevista feita com a psicóloga Andressa Brand, que explica como esta crise sanitária está gerando estresse, ansiedade e medo, assim como concede dicas para manter a saúde mental.

Somos “bombardeados” com informações de mortes e novos casos todos os dias. É necessário estar informado, a Folha do Litoral News sabe bem disso, pois cumpre com seu papel social repassando diariamente a situação da pandemia no litoral aos seus leitores, com medidas preventivas essenciais para evitar o contágio e, infelizmente, muitas notícias tristes de óbitos que, mais precisamente agora, em março de 2021, com as novas variantes, cresceram de forma assustadora na região. Entretanto, assim como é necessário estar atento ao mundo que nos cerca, é também essencial desligar do externo e focar no seu eu interior, prezando por bons sentimentos, momentos positivos com pessoas próximas, entretenimento, religiosidade e, acima de tudo, otimismo.

A psicóloga traz, nesta edição, dicas importantes para evitar o acúmulo desnecessário de notícias da pandemia, se informando de maneira equilibrada sobre a Covid-19, assim como manutenção do contato com amigos, parentes e colegas, algo que pode ser feito pelas redes sociais, em tempos de distanciamento. Essencial é também evitar o ócio, ou seja, fazer atividades físicas, nem que seja em casa, com vídeos disponibilizados nas plataformas de reprodução, por exemplo. Outro ponto é manter uma rotina diária, para que tudo não se descontrole e o bem-estar do cumprimento de deveres seja obtido. 

Além de sobrevivermos, com todos os cuidados necessários ao perigo do Coronavírus, é essencial mantermos um equilíbrio emocional para podermos aproveitar o mundo após a pandemia.

Leia também: Possibilidade de empresas vacinarem contra a Covid-19 seus funcionários poderá acelerar imunização

Você também poderá gostar

Saúde mental e Covid-19: a luta interna para manter o equilíbrio diante do caos da pandemia

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.