conecte-se conosco

Painel do Turismo

Produção associada ao turismo

A geração de valor ao turismo por meio do artesanato

Publicado

em

Produção associada ao turismo

O estímulo a atividades turísticas que valorizem a produção artesanal local é uma das estratégias do Plano Nacional do Turismo. O artesanato faz parte da lembrança que os turistas adoram levar para casa além de ser uma possibilidade de geração de pequenos negócios nos destinos turísticos. São os saberes, os sabores e os valores aperfeiçoados pelos artesãos, artistas e cozinheiros locais, que formam esse setor que enaltece a identidade local, amplia as opções de produtos para os turistas e fortalece a economia associada ao turismo.

O litoral do Paraná tem uma ampla variedade de produtos artesanais. Tem artesanato de base de conchas, chapéus e acessórios em fibra de cipó, bolsas e acessórios em couro de peixe, utensílios de barro e madeira, bonecas de palha, pinturas em tela, telha e cerâmica, e esculturas em madeira e gesso. Possui artesanato indígena de cestarias em trançado de fibra, os instrumentos como bastões, maracas e pau de chuva, os acessórios de semente de açaí e de miçangas, e os animais esculpidos em madeira.

A fabricação das balas de banana, da cachaça, da farinha de mandioca são formas de cultivo artesanais muito importantes na cultura litorânea, bem como a pesca artesanal e sua culinária caiçara, e a agricultura com o cultivo de frutas e verduras. A produção das rabecas, violas e tamancos que compõe o fandango caiçara são essenciais na salvaguarda dessa manifestação cultural tão típica da região.

Nesse processo de produção e criatividade a valorização da cultura e a conservação do modo de vida têm um impacto social marcante, e a geração de empregos e renda para a comunidade local tem impacto econômico positivo. É de extrema importância o apoio e o fomento de ações que promovam a produção local, pela capacidade de agregar valor ao turismo, enriquecer a experiência turística, qualificar o destino, resultando em maior interação entre turista e comunidade receptora.

Leia também: Gestão em Turismo

Em alta

plugins premium WordPress