Com expectativa de movimentação de turistas alcançada, Paranaguá segue recebendo o navio de passageiros MSC Lirica às sextas-feiras. A temporada, confirmada para até o dia 8 de março, tem agradado comerciantes que estão aproveitando a oportunidade e a novidade no município. Ainda está na metade da temporada de cruzeiro e já se pode sentir os benefícios positivos que essa experiência tem proporcionado para a cidade como um todo. Vários segmentos do turismo, serviços e comércio já aprovaram a iniciativa.
Dados iniciais indicam que apenas por meio dos cruzeiros, cerca de 12 mil pessoas movimentaram a cidade para realizar os embarques, desembarques ou em passagem pela cidade. Já são mais de R$ 25 milhões injetados na economia de todo o litoral. Um dos destinos mais conhecidos e visitados do Paraná, a Ilha do Mel, teve mais de 4,9 mil turistas somente no primeiro fim de semana do ano.
Uma perspectiva melhor sobre o impacto do turismo na região por meio do navio de cruzeiro poderá ser observada ao final da temporada, quando deve ser divulgada uma pesquisa. O Governo do Estado tem entrevistado passageiros para que relatem sobre o que aprovaram na região e o que ainda precisa melhorar. Esse levantamento de informações será fundamental para aprimorar os serviços e fazer com que mais empresas de navios de cruzeiro se interessem pela cidade para implantar seus terminais de embarque e desembarque.
Essa melhoria envolve a infraestrutura dos municípios e pontos turísticos, a qualidade no atendimento e prestação de serviços, preparação dos bares e restaurantes. Paranaguá recebe a sua primeira temporada de navios, é certo que vários pontos precisam ser ajustados, mas é certo também que a experiência tem sido positiva, que há uma força de vontade aplicada para fazer as cosias acontecerem e para virar a chave do turismo na região.