Com o Dia Internacional da Mulher na quarta-feira, dia 8, as atenções se voltam para as comemorações para elas. Em Paranaguá, uma programação especial foi montada pensando na mulher, no seu bem-estar e na sua saúde. A “Semana da Mulher Parnanguara, Perseverança e Coragem” inclui ações que objetivam conscientizar, informar, cuidar e valorizar o público feminino.
O Teatro Rachel Costa será palco para várias cantoras já conhecidas do público na região por meio do projeto “Mulheres cantam Mulheres”. Além de prestigiar as artistas, o público participante também doará 1kg de alimento que será destinado a instituições de caridade.
O município tem avançado na atenção às mulheres, um exemplo é a implantação de uma casa de acolhimento para amparar aquelas que vivem em um contexto de violência familiar, algo que deve sair do papel ainda neste ano.
Em evento na segunda-feira, durante entrega do uniforme escolar para a Rede Municipal de Ensino, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, salientou que mais de 60% dos trabalhadores do executivo são mulheres. Além disso, também adiantou que foi enviado à Câmara de Vereadores um pedido para criar mais uma secretaria municipal, a Secretaria da Mulher.
No cenário nacional, é aguardada para essa semana a criação de uma lei de equiparação salarial, para que homens e mulheres possam ter o mesmo salário exercendo as mesmas funções. Apesar disso já estar estabelecido na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), se acredita que é necessário determinações específicas, além de fiscalização para que o salário seja igual para homens e mulheres.
Desta forma, a expectativa é que a cada novo avanço, as mulheres tenham a oportunidade de refletir e mais motivos para comemorar tudo que já foi conquistado.