Logotipo

Voz do Rocio

EM CONSTRUÇÃO

10 de setembro de 2019

Nós humanos nunca estamos prontos. Estamos ainda em construção. Cada dia é uma oportunidade para analisar os passos de nossa história, os processos, o jeito como as coisas estão acontecendo. Se forem detectados erros no projeto ou na execução, é preciso fazer as mudanças necessárias para que toda a obra (toda a vida) não seja prejudicada por causa de um detalhe.

No Evangelho de São Lucas (Lc 14,18-20), que ouvimos nas missas de domingo passado, percebemos que Jesus entendia disso, quando disse: “... qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’”

Essa importância do planejamento pode ser aplicada à vida profissional, mas também, e principalmente, à vida espiritual. O que acontece é que damos muita importância à profissão escolhida, ao modo de vida social que desejamos, mas nos esquecemos do mais importante.

A vida espiritual requer planejamento. Algumas perguntas são necessárias: Onde quero chegar com minha caminhada espiritual? Quais são os meios que vou adotar para atingir minhas metas? Existem muitas formas de colaboração, que ajudam na construção sobre a rocha firme de nossa caminhada de fé. Retiros, meditação da Palavra, momentos de oração, busca da orientação espiritual, boas leituras, participação assídua nas missas, dedicação. Os santos conseguiram trilhar um caminho de perseverança. Eles não nasceram prontos, mas foram construindo, dia após dia, a sua santidade. E temos na História da Igreja uma infinidade de exemplos de conversão até chegar à santidade: Santo Agostinho, São Paulo Apóstolo e tantos outros. Assim somos nós. Estamos ainda sendo construídos e isso exige todos os dias: renúncia, propósito, perseverança, dedicação, zelo, sabedoria, paciência e tantas outras virtudes. Mas é só assim, com muita dedicação, que conseguiremos construir uma linda história espiritual. Vamos pedir a bênção de Deus sobre todos nós, para não desanimarmos em nossa caminhada de fé. Grande abraço. Deus abençoe.

 

Pe. Dirson Gonçalves, CSsR

Reitor do Santuário

ferreiracssr@hotmail.com

 

 

Fotos

Compartilhe