conecte-se conosco

Voz do Rocio

Fortaleza

Continuamos a reflexão sobre as “virtudes de Nossa Senhora”, uma vez que estamos no santuário dedicado a ela. Hoje vamos falar de FORTALEZA.

Publicado

em

Continuamos a reflexão sobre as "virtudes de Nossa Senhora", uma vez que estamos no santuário dedicado a ela. Hoje vamos falar de FORTALEZA.

FORTALEZA é uma das quatro virtudes cardeais. Ela "assegura a firmeza nas dificuldades e a constância na procura do bem”.  É sempre bom lembrar que as virtudes orientam as ações humanas, guiadas pela razão e pela fé e nos levam ao mistério de Deus. Uma pessoa virtuosa é uma pessoa mais próxima de Deus. Por exemplo, quem tem a virtude da fortaleza, é uma pessoa forte, imbatível, centrada, consciente de seus valores e de suas capacidades. Pela fé, tal pessoa torna-se prudente, justa, temperante, determinada.

Santo Tomás de Aquino diz: “O ato mais específico da fortaleza, mais do que atacar, é aguentar, isto é, manter-se firme diante do perigo”. Já o salmista (Sl 18) diz: “Eu te amo Senhor! Tu és minha força, meu rochedo, minha fortaleza, meu libertador; meu Deus, minha rocha, meu escudo, meu refúgio!” No Salmo 27, temos o seguinte versículo: “O Senhor é minha luz e salvação: de quem eu terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida. Perante quem eu tremerei?” Encontrar a fortaleza no Senhor faz parte da história da salvação para aqueles que são fortes. Numa de suas catequeses (dia 14 de maio de 2014) o Papa Francisco, a partir da passagem bíblica sobre o semeador que saiu a semear, disse: “Com o dom da fortaleza, o Espírito Santo liberta o terreno do nosso coração das tibiezas, das incertezas e de todos os temores que possam travá-lo, dos medos que impedem a Palavra divina de frutificar”.

Quando olhamos para a história da Mãe de Jesus, visualizamos uma pessoa forte. Nesta série de textos cuja intenção geral é aprender com as virtudes de Nossa Senhora, somos convidados a olhar para Maria e pedir que ela nos ensine a ser fortes. Ela passou por perseguições, dificuldades, dores, viu seu filho ser perseguido, crucificado e morto. E em tudo isso ela foi forte. Sem a virtude da fortaleza não vamos muito longe, pois somos rapidamente desanimados pelas provações e desafios da vida. Somos muito frágeis e precisamos de inspiração e ajuda todos os dias. Por isso pedimos: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

 

Pe. Dirson Gonçalves, CSsR

Reitor do Santuário

[email protected]

 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress