conecte-se conosco

Verão

Horário de verão começa neste domingo

À zero hora deste domingo,15, os relógios devem ser adiantados em uma hora

Publicado

em

À zero hora deste domingo,15, os relógios devem ser adiantados em uma hora com início do Horário Brasileiro de Verão 2017/2018. A norma vale para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste até o dia 18 de fevereiro de 2018, quando os ponteiros dos relógios deverão ser atrasados em uma hora.

Adotado continuamente desde 1985, o Horário de Verão possui o objetivo de conscientizar a população em relação ao aproveitamento da luz natural, além de estimular o uso, de forma racional, de energia elétrica entre os meses de outubro e fevereiro. 

horário de verão

 

Fim do horário de verão

Depois que um estudo do Ministério de Minas e Energia indicou que o programa vem perdendo efetividade, o governo federal chegou a avaliar o fim do horário de verão neste ano.
A análise mostrou que a intensidade de consumo de energia elétrica estava mais ligada à temperatura do que ao horário, com picos nas horas mais quentes do dia.
Porém, o Brasil enfrenta um período de estiagem, com hidrelétricas com níveis de água reduzidos, o que vem obrigando o governo a ligar as termelétricas (de operação mais cara) e até mesmo a importar energia de outros países.
Nesse cenário, qualquer economia de eletricidade é bem-vinda. Por isso, o governo decidiu manter o horário de verão em 2017. Para 2018, o assunto ainda será analisado.

Com informações do Assessoria Ministério de Minas e Energia e G1 | Foto: Divulgação

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress