Logotipo

Guia oferece descontos e apresenta roteiros da Estrada da Graciosa

15 de janeiro de 2020

Turista encontra indicações sobre gastronomia e passeios

Compartilhe

Para fomentar o turismo em torno da Estrada da Graciosa, entidades públicas e privadas lançaram o Guia Viva Graciosa, um material sugerindo passeios, estabelecimentos, em empresas chanceladas pelo Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, do Sebrae/PR.

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Caren Nanci dos Santos, a publicação vai impulsionar negócios em Antonina e Morretes, no litoral, e em Quatro Barras, na região turística Rotas do Pinhão, além de fortalecer a imagem dos destinos.

“Ao divulgar belezas naturais, culturais e atrações gastronômicas, nosso objetivo é gerar aumento de fluxo de turistas e de negócios para micro e pequenas empresas na Serra da Graciosa, fortalecendo o setor”, projeta Caren.

Ligados pela Estrada da Graciosa, um dos principais corredores turísticos e atrativos culturais do Estado do Paraná, que atravessa o trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil, os três municípios concentram mais de 300 pequenas empresas do setor de turismo, sendo 245 do segmento gastronômico. Conforme dados da Paraná Turismo, a região  do Litoral do Paraná representa 19% dos atrativos turísticos do Estado, e a da Rotas do Pinhão concentra 16%, o que reforça a expressividade turística da localidade.

Além de parques temáticos e recantos turísticos, o destino tem atividades de turismo de aventura e ecoturismo, vinícolas, artesanatos e diversos serviços, que o turista encontra no Guia. Há indicações sobre o que e onde comer, hospedagem, descrição de estabelecimentos, sugestões de passeios e cupons com mais de R$ 150,00 em descontos, em serviços locais.

“Criamos roteiros de cerca de quatro horas, apresentando opções em torno da Estrada da Graciosa para aumentar a permanência do turista”, comenta o idealizador do Guia, Marcus Andreoli, da Coezo.

As sugestões, ressalta Andreoli, valorizam o contato com as particularidades locais, a exemplo da gastronomia. Além disso, destacam estabelecimentos que preservam a Mata Atlântica, a história e a cultura locais.

A La Foglia Café e Naturais, de Quatro Barras, é uma das recomendações. A empresa, que existe há dois anos, apoia o agricultor de orgânicos e empreendedores de pequenos negócios locais, incluindo bandas, artistas e profissionais que atuam de forma artesanal. “A cidade tem potencial turístico. Acredito que podemos mais. O Guia Viva Graciosa vai proporcionar visibilidade para os empreendedores que investem na região”, comenta a proprietária, Lais Santos.

O material será distribuído em estabelecimentos e em pontos com displays. O turista poderá contribuir de forma livre com o valor sugerido de R$ 10,00, que será revertido para ajudar a manter e a recuperar equipamentos e pontos turísticos.

Fonte: Agência Sebrae


Colunistas