Connect with us

Turismo

Conselho Municipal de Turismo aborda qualificação para desenvolvimento do setor

Membros do Conselho Municipal de Turismo discutiram a necessidade de qualificação profissional no setor junto a diversos representantes do setor público, acadêmico e empresarial (Foto: Divulgação)

Publicado

em

Reunião contou com apresentação de docentes da UFPR de mapeamento do setor turístico local

Na quinta-feira, 3, o Conselho Municipal de Turismo de Paranaguá, realizou reunião com a presença de docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que apresentaram mapeamento sobre oferta e demanda de cursos de qualificação no setor turístico em Paranaguá e Morretes. A reunião aconteceu na sede do Sesc em Paranaguá e contou com a presença de representantes da própria entidade, bem como da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Folha do Litoral News, Prefeitura de Paranaguá, Portos do Paraná, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Sesi, Senai, Sebrae, Adetur, Convention Bureau Paranaguá, empresários do setor hoteleiro, entre outras lideranças locais.

De acordo com a assessoria do Conselho Municipal de Turismo, o encontro fez parte da câmara temática "Qualificação Profissional", abrangendo serviços e produção associada ao turismo. Na reunião, os professores da UFPR, Juliana Ferreira, Bruno Martins Augusto Gomes e Silvana do Rocio de Souza, que também é coordenadora de projeto no Estado do Paraná de Pesquisa  Aplicada, apresentaram um mapeamento da oferta e demanda por cursos de qualificação em turismo no município. "Esse estudo irá compor diagnóstico que servirá de base para a Política Nacional de Qualificação do Ministério do Turismo", informa o Conselho.

"Segundo os docentes, o projeto irá mapear a demanda, a oferta e as dificuldades das cidades de Paranaguá, Morretes, Curitiba e Foz do Iguaçu. Essa rota é uma estratégica estipulada pelo Sebrae. Dentro da dinâmica da reunião, houve um debate e discussões sobre o perfil de qualificação profissional ligada direta ou indiretamente ao turismo em busca de identificar quais as demandas e dificuldades encontradas tanto do setor público, empresários locais e sistema de ensinos referente à falta de mão de obra qualificada no município", afirma o Conselho Municipal de Turismo.

Sobre o Conselho Municipal de  Turismo

A entidade foi iniciada no dia 25 de julho de 2018 em Paranaguá, com validade de dois anos. "Desde então há uma reunião ordinária por mês para tratar assuntos diversos para o desenvolvimento do turismo no município de Paranaguá. Além das reuniões ordinárias, o conselho é dividido em três câmaras temáticas: Qualificação Profissional, dos Serviços e da Produção Associada, Logística de Acesso, Transporte e Infraestrutura Básica e Fomento e Promoção de Investimentos. Os representantes que compõem as câmeras temáticas podem reunir-se quantas vezes forem necessárias e de acordo com a demanda dos assuntos a serem tratados", ressalta a assessoria.

Segundo os representantes, o Conselho Municipal de Turismo possui o objetivo de dar mais transparência e oportunidade para que empresários, membros da sociedade civil e Poder Público possam dialogar. "Assim como trocar experiências e  realizar ações que possam melhorar o desenvolvimento do turismo em Paranaguá", completa.

Lideranças presentes

Sob a coordenação do técnico em turismo e servidor da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), João Guilherme Romão, estiveram presentes na reunião o gerente executivo do Senac, Agnaldo Camilo Monteiro, representante do Senac. Jailson Gonsalves , professora da Unespar, Luciane Scheuer, presidente da Conselho da Mulher Executiva da Aciap e membro do conselho editorial da Folha do Litoral News, Jacqueline Guimbala, José Reis de Freitas Neto, representando a Aciap/Adetur/Convention Bureau, o gerente executivo do Sesc Paranaguá, Joel Viana Rabello Júnior, Bruno Valentim, representando o Sesi/Senai, a representante do Sesi/Senai, Mellony Palma Ferreira Daros, Franscisco Carlos Machado, empresário proprietário da Pousada Naturalis, consulta de negócios do Sebrae, Catiane dos Santos, Eduardo Maranhão, diretor administrativo do Camboa Hotéis, a diretora de promoções Turísticas da Secultur, Aline Pschera, o presidente da Câmara Setorial do Comércio Varejista da Aciap, Anwar Hamud, e José Carlos Bom, da Divisão Administrativa e Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná.

Universidade Federal do Paraná

Segundo o Grupo de Pesquisa Turismo e Sociedade da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o encontro teve como objetivo identificar proposições para a implantação do Plano Nacional de Qualificação em Turismo, do Ministério do Turismo. Na região sul, a primeira fase dessa pesquisa contemplará a Rota Turística Estratégica Corredor do Iguaçu, composta pelos municípios de Curitiba, Morretes, Paranaguá e Foz do Iguaçu. Essa fase na região sul é coordenada pela professora de graduação e do programa de pós-graduação em turismo da UFPR, Silvana Souza, com o apoio de Bruno Gomes, professora da UFPR nos cursos de graduação e nos programas de pós-graduação em Políticas Públicas e em Turismo, e da pós-graduanda em Políticas Públicas, Juliana Silva.

Continuar lendo