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Trânsito

PM inicia operação e apreende três bicicletas motorizadas

Ação tem sido realizada em vários locais de Paranaguá

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Policiais militares do 9.º Batalhão da Polícia Militar de Paranaguá intensificaram operações de trânsito em vários locais da cidade desde a semana passada. Os resultados até o momento são tidos como satisfatórios. Durante os bloqueios policiais, são abordados todo tipo de veículo motorizado, inclusive bicicletas motorizadas.

Segundo informações do 9.º Batalhão, na última quarta-feira, 85 pessoas foram abordadas, resultando na apreensão de 10 motocicletas e uma bicicleta motorizada devido a pendências de documentação ou desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

O subcomandante do 9.º Batalhão da Polícia Militar de Paranaguá, major Adalto Nascimento Giraldes Almeida, explicou que a operação seguirá nos próximos dias. “Estamos criando algumas políticas novas, uma delas é de retenção dessas bicicletas com motores, porque isso tem trazido transtornos grandes”, frisou. Um desses problemas gerados por esse tipo de bicicleta é o aumento do número de acidentes de trânsito. “Tem motivado uma ou duas viaturas porque tem que fazer o boletim de acidente, acionar o Samu, gerando transtornos nos hospitais”, expôs Giraldes.

 


Apenas na última quarta-feira, 85 pessoas foram abordadas em fiscalização de trânsito

 

Durante a abordagem, os policiais conferem itens obrigatórios que podem minimizar o risco de acidentes. “Vamos continuar com a operação. Para que a bicicleta com motor circule há algumas recomendações e quando não atendidas, a bicicleta será retida”, destacou.

Este tipo de locomoção precisa ter iluminação dianteira e traseira, retrovisores, estarem de acordo com as normas de trânsito entre outros requisitos. “A grande maioria delas não obedece ao semáforo ou aos cruzamentos. Elas precisam circular na via normal do trânsito dos veículos ou na ciclovia, o que muitos condutores não fazem. Muitos ainda estão sujeitos à poluição sonora. São estas as observações que estamos fazendo para tentar criar uma política de cidadania. Temos um grande fluxo de pessoas que usam bicicletas comuns que são atormentadas por essas bicicletas com motor”, alertou o major.

Legislação

A resolução n.º 315 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) considera o crescente uso de ciclo motorizado elétrico em condições que comprometem a segurança do trânsito e determina que a velocidade máxima não pode ultrapassar 50 km/h.

 


Bicicletas apreendidas não estavam com os itens obrigatórios ou infringiram leis de trânsito

 

Além disso, a circulação tem de ser de até 6 km/h em área de circulação de pedestres e 20km/h em ciclovias e ciclofaixas. Para isso, as bicicletas são obrigadas a utilizar velocímetro, campainha e sinalização noturna, dianteira, traseira e lateral, incorporados ao equipamento. As dimensões de largura e comprimento devem ser iguais ou inferiores às de uma cadeira de rodas. É preciso também que haja espelhos retrovisores em ambos os lados, o farol dianteiro tem que ser na cor branca ou amarela, as lanternas de cor vermelha na parte traseira, buzina e pneus que ofereçam condições mínimas de segurança.

Fotos: 9.º BPM

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