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Trânsito

Ciclista se arrisca na traseira de caminhão

Prática proibida foi flagrada na BR-277

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Um ciclista foi flagrado na traseira de um caminhão na BR-277 na subida da serra. A ação é proibida por lei, já que tanto ciclistas, como motoristas, ficam sujeitos a um acidente que poderia ter sido evitado. O mais correto e seguro é que as bicicletas trafeguem no acostamento ou, obviamente, utilizem as ciclofaixas e ciclovias quando existirem.

Alguns vídeos disponíveis na Internet mostram que a prática é utilizada por ciclistas que se dizem experientes com o objetivo de atingir uma velocidade que não conseguiriam sozinhos. Isso ocorre devido ao que é chamado de “vácuo”, pois a presença do caminhão elimina o atrito com o ar.

Outro motivo que leva os ciclistas a andarem na traseira de caminhões é para aproveitar a “carona” e chegar mais rapidamente ao seu destino. O que também não é recomendado, pois caso haja uma parada brusca, o ciclista corre o risco de ser atropelado, ou, ainda, perder o controle da bicicleta e cair.

 

CÓDIGO DE TRÂNSITO

O Código de Trânsito Brasileiro, em seu Art. 58, diz que nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deve ocorrer nas ciclovias, ciclofaixas ou acostamento. Quando não for possível a utilização destes nos bordos da pista de rolamento, andar no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores. Ou seja, o Código prevê a circulação de bicicletas em rodovias, citadas como vias rurais pavimentadas, mas é preciso que haja pista dupla e acostamento ou faixas de rolamento próprias.

O Art. 120 ainda discorre sobre a distância segura entre as bicicletas e veículos, que deve ser de 1,5m em caso de ultrapassagens. Além dos motoristas, os ciclistas também devem estar atentos a esta distância, pois podem estar sujeitos a uma queda que pode ser fatal, principalmente em rodovias.

 

ORIENTAÇÕES

Além de não se arriscar em meio aos veículos nas rodovias, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) divulgou algumas orientações para que os ciclistas estejam mais seguros. Com relação às vestimentas, os ciclistas devem sempre usar roupas claras e chamativas e, se possível, com faixas refletivas, que auxiliam a visualização em locais mais escuros e a distância.

Capacetes com fitas refletivas ajudam na sinalização e luvas são necessárias, pois elas protegem as mãos em caso de quedas. Alguns apetrechos também podem fazer a diferença como os sistemas de iluminação com LED, faróis e lanternas para a bicicleta. Em situações de emergência e insegurança, o uso do apito pode ajudar a salvar uma vida. Assim como o uso da campainha obrigatória.

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