conecte-se conosco

Trabalho

Páscoa estimula contratações para trabalho temporário

Dados indicam que número deve ser 9% menor do que no ano passado

Publicado

em

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB) divulgou que as principais indústrias de chocolate no País prepararam cerca de 120 lançamentos para a Páscoa deste ano. Para suprir toda essa demanda de produção, as indústrias contrataram profissionais temporários, assim como o comércio de lojas especializadas em chocolates e supermercados, que precisam de mais vendedores nesta época.

De acordo com a Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado, o País ainda tem 14 mil vagas temporárias abertas, ao todo 50 mil pessoas devem ser contratadas, o que representa 9% a menos do que no ano passado.

A gerente de uma loja especializada em chocolates em Paranaguá, Cristiane Leite de Almeida, disse que as contratações neste ano realmente estão mais retraídas do que no ano passado. “Estamos contratando uma vendedora por vez. Há uns anos selecionávamos uma para 45 dias, para 30 dias, mas hoje, infelizmente, não é mais assim, o movimento não é o mesmo”, revelou.

A expectativa maior é para os dez dias antes da Páscoa, período que coincide com o pagamento de uma boa parcela dos consumidores. Cristiane chamou a primeira vendedora na sexta-feira, 24, mas espera que o movimento aumente e, com isso, precise contratar mais trabalhadores temporários a cada semana. “Já selecionamos as meninas e a expectativa é de contratar mais quatro para uma loja e três para a outra”, contou a gerente.

 

À ESPERA DO DIA DAS MÃES

Para o gerente comercial e diretor da Câmara do Comércio Varejista, Anwar Hamud Hamud, de forma geral, a data não é uma das principais em Paranaguá, já que o Natal e o Dia das Mães são as mais significativas em termos de vendas. “O comércio de Paranaguá não faz tantas contratações porque esta não é a data mais expressiva, mas isso é visto em supermercados e outras lojas que trabalham e investem mesmo neste período e precisam contratar trabalhadores temporários”, destacou.

 


Anwar Hamud fala sobre a expectativa para as datas comemorativas

 

O foco do comerciante como um todo em Paranaguá é no Dias das Mães, o qual já motiva a compra de estoque já no próximo mês. “Geralmente as contratações acontecem em abril, quando os lojistas contratam vendedoras com alguma experiência e outras com pouca experiência para dar um treinamento inicial para atender à demanda e complementar o quadro”, lembrou Hamud. Por isso, aqueles que almejam uma vaga temporária e que não conseguiram para a Páscoa, já precisam ficar atentos às contratações no próximo mês.

Publicidade


Em alta