Na quarta-feira, 24, ocorrerá, em Paranaguá, o Seminário de Formação Profissional de Jovens conhecido como Programa Jovem Aprendiz, o qual será realizado pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social. “Nesse cenário estaremos com os sete municípios do litoral, os gestores de Assistência Social, do Trabalho, conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e entidades privadas que ministram cursos de formação para que eles tomem conhecimento da legislação que especifica o que é a formação profissional de jovens, pois ele como Jovem Aprendiz tem uma legislação que o protege e especifica quais são as obrigações do empregador”, informou Ruth Figueiredo, chefe regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social. “As microempresas também podem absorver esses jovens para o mercado de trabalho”, acrescentou a chefe regional.
OBJETIVO
De acordo com Ruth, o objetivo do seminário é informar aos jovens quais são as opções de formação profissional e onde podem ser aproveitados. “Também informar à sociedade em geral sobre essas opções para que façamos um grande mutirão e, com isso, darmos oportunidade de futuro profissional para esses adolescentes. A idade para ingressar como Jovem Aprendiz é de 14 a 18 anos”, informou.
SERVIÇO
O Seminário acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores de Paranaguá, das 13h às 17h30. “A sociedade civil, o cidadão que quiser estar conosco será muito bem-vindo. Não é necessário inscrição prévia para acompanhar o evento, contudo, caso haja a necessidade de usar a palavra para perguntas, poderá se inscrever durante o evento”, explicou Ruth. Além da população em geral, professores e estudantes estão convidados para o evento. “Também estarão presentes técnicos da Secretaria de Estado da Justiça, membros do Tribunal Regional do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho, além da Secretaria de Estado da Família e desenvolvimento Social”, citou a profissional.