conecte-se conosco

Trabalho

Número de empregos temporários tende a ser maior neste ano

Pesquisa da Fecomércio registra leve melhora com relação a 2015

Publicado

em

Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e divulgada nesta semana revelou que, neste ano, o número de contratações temporárias, para as vendas de fim de ano, tende a ser ligeiramente maior que no ano passado. A sondagem foi feita com 250 empresas do varejo de Curitiba, na qual 16% afirmaram o interesse em contratar mais funcionários. No mesmo período do ano passado, o índice registrado foi de 14,5%.

O presidente da Fecomércio PR, Darci Piana, afirmou que o comércio está se restabelecendo e indicando sinais de melhora. “Não apenas nesta sondagem, mas em outras pesquisas da Fecomércio, como a Conjuntural, temos verificado que, aos poucos, o comércio está se recuperando. A retomada do crescimento ainda não atingiu os indicadores que tínhamos antes das crises econômica e política, mas, levemente, estamos retomando a confiança”, analisou.

Os empresários que disseram sobre o interesse na contratação de temporários, a maioria afirmou que pretende manter o funcionário no quadro da empresa mesmo após as festas de fim de ano. Entre os cargos mais cotados está o de vendedor (68%).

PARANAGUÁ

Em Paranaguá, o gerente comercial do Shopping Colegial e diretor da Câmara do Comércio Varejista, Anwar Hamud Hamud, afirmou que o comércio terá que contratar mais profissionais nesta época. “Acredito que eles irão esperar um pouco mais. Antigamente, o comerciante fazia isso em outubro, para dar tempo de treinar o funcionário. Neste ano, isso deve ocorrer mais para o fim de novembro”, disse.

Além do adiamento da data de contratação de trabalhadores temporários, a tendência do comércio é procurar por candidatos mais experientes. “Que já tenham trabalhado na área de vendas pelo menos uma vez. Essa é a principal diferença em relação ao ano passado, principalmente quanto ao cenário econômico que estamos passando”, comparou Anwar.

Apesar do momento econômico não ser totalmente favorável ao comércio, o Natal é uma das principais datas para as vendas e, por isso, não poderia deixar de haver contratações neste período. “Tendo em vista a importância da data, os empresários do comércio aguardam por ela, é quase impossível que ele não contrate temporários para procurar atender bem o seu cliente”, enfatizou Anwar. Segundo o diretor da Câmara do Comércio Varejista, o maior número de contratações será para vendedores. Para buscar mais qualificação e ter preferência na contratação, Anwar indicou que os interessados procurem pelos cursos e palestras oferecidas pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap).

 

 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress