Connect with us

Tecnologia

Aplicativos auxiliam pacientes que passam por quimioterapia

Foco principal é na conscientização e difusão de informações

Publicado

em

Aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis (smartphones e tablets) são muito populares atualmente entre as pessoas que gostam de contar com o apoio da tecnologia para administrar melhor as suas tarefas, interagir com outras pessoas ou se manter informadas sobre determinados assuntos. Eles podem servir como ajuda a desempenhar diversas funções, até mesmo no que diz respeito à saúde. Quando o assunto é câncer de mama, existem aplicativos que, partindo do princípio de conscientização e difusão de informações, auxiliam os usuários a manter desde uma conduta atenta ao diagnóstico precoce até uma postura ativa no acompanhamento do tratamento de suas condições de saúde. 

DIÁRIO

Um exemplo é o aplicativo “QUIMIOTERAPIA: Acompanhamento do Tratamento”, como é chamado em sua versão para iOS ou "ONCOLOGIA: Diário do Paciente", como se chama sua versão para Android, ambas gratuitas. A ferramenta, destinada a pacientes que estão passando por quimioterapia, funciona como um diário, no qual o paciente registra as reações que ocorrem em seu corpo durante essa fase do tratamento. O aplicativo também traz algumas informações básicas sobre náuseas e vômitos, efeitos comuns da quimioterapia. O registro das informações é fácil e intuitivo. Além disso, são gerados relatórios por dia ou período, que podem ser enviados por e-mail ao médico. 

Lembre-se: nenhuma ferramenta digital pode substituir o médico. O acompanhamento médico, em caso de suspeita ou diagnóstico de câncer de mama, é sempre imprescindível.

 

É hora de tomar sua medicação!

Com o aplicativo Quimio, o paciente sempre será lembrado de tomar sua quimioterapia oral. Basta definir os horários em que faz uso de medicação e receberá lembretes diretamente na tela do smartphone Android ou iPhone.

 

 

Todo o tratamento em um só lugar

No Quimio não há limite de medicamentos e você ainda pode cadastrar as medicações não quimioterápicas utilizadas.

São mais de 70 apresentações de quimioterápicos orais para selecionar. Não está lá? Cadastre outros medicamentos sem dificuldade.

 

 

Aplicativo Kimeo

O Kimeo, aplicativo que será lançado oficialmente durante o encontro, surgiu com o propósito de auxiliar no combate ao câncer. Sua missão é unir pacientes, médicos, amigos e familiares para compartilhar suas histórias e conhecer outras pessoas em situações semelhantes.

 

 

“Nosso objetivo é tornar o acesso às informações de qualidade uma tarefa mais fácil aos pacientes com câncer, familiares, amigos e profissionais de saúde. Dessa forma, utilizamos muita inovação, tecnologia e criatividade para entregar um serviço personalizado”, afirma o fundador da plataforma, Gustavo Silva.

O programa auxilia no controle do tratamento. É possível configurar despertadores para os horários de consultas e remédios. Também conta com um registrador diário de qualidade de vida e um localizador que detecta quais as clínicas médicas e hospitais mais próximos ao usuário.

 

Conteúdo de qualidade aos pacientes

O Kimeo tem como proposta entregar conteúdo qualificado. São posts e matérias motivacionais, que buscam prestar apoio emocional aos usuários. Inclusive dicas de beleza, alimentação, notícias e remédios. As informações são produzidas pelo Instituto Vencer o Câncer, projeto desenvolvido por três dos principais oncologistas do País, Dr. Fernando Maluf, Dr. Antonio Buzaid e Dr. Drauzio Varella.

 

Continuar lendo