Connect with us

Tecnologia

WhatsApp anuncia mudança no aplicativo

Usuários agora podem receber notificações de grupos mesmo na opção “silenciar”

Publicado

em

Após anunciar sobre o compartilhamento de informações dos usuários com o Facebook, o WhatsApp divulgou outra novidade. Agora, é possível notificar uma pessoa em um grupo mesmo que ela esteja na opção “silenciar”. A mudança dividiu opiniões, já que o usuário pode ficar impossibilitado de ignorar totalmente um grupo do qual faz parte. Entenda melhor como a mudança funciona nos smartphones.

Na segunda-feira, 19, o aplicativo comunicou a nova atualização que funciona da seguinte maneira: ao acessar um grupo e digitar “@”, todos os contatos que pertencem àquele grupo aparecerão na tela. Desta forma, ao selecionar a pessoa, o usuário poderá fazer com que ela receba as suas mensagens de dentro do grupo, mesmo se tiver optado pelo “silenciar”. As notificações sonoras e os avisos pop-ups que aparecem na parte superior da tela permanecem, mesmo se não for da vontade do usuário.

Para quem, ainda assim, não quiser receber as notificações, será preciso desabilitar as notificações de todas as conversas do aplicativo, desligar os sons do aparelho, sair do grupo ou, ainda, utilizar o WhatsApp Web, no qual a novidade ainda não está disponível. A única vantagem citada é a melhor organização dos usuários e a possibilidade de escolher quem receberá suas mensagens.

 

OPINIÃO

A estudante Nicolle Martins de Lima disse que faz parte de alguns grupos no WhatsApp, os quais utiliza para se comunicar, principalmente, com seus amigos. Para ela, a novidade do aplicativo não irá agradar aos usuários. “Acho que é uma invasão de privacidade. Se eu não quero receber a notificação da mensagem, não tem razão de outra pessoa me obrigar a recebê-la. Acredito que, de forma geral, as pessoas não vão gostar da novidade”, defendeu.

 

 

A estudante Andreia Gomes compartilha da mesma opinião de Nicolle. Segundo ela, isso também tira a liberdade de escolha do usuário. “Participo de cerca de oito grupos no WhatsApp e acho errada essa opção, pois eu não quero ser notificada de que estou recebendo mensagem de um grupo que silenciei. Todo mundo tem direito a escolher. Poderiam criar outras novidades com o objetivo de facilitar a vida do usuário”, acredita.

Apesar disso, Andreia afirmou que gostou da nova atualização, principalmente no que diz respeito à retirada dos dois sinais azuis que indicavam a visualização da mensagem.Isso já pode ser feito após acessar configurações – conta – privacidade – e desabilitar as confirmações de leitura.

Continuar lendo