conecte-se conosco

Segurança

Delegacia Cidadã de Paranaguá está 75% concluída

Estrutura é a maior dessa categoria em todo o Estado do Paraná

Publicado

em

Com início em janeiro de 2018, as obras na Delegacia Cidadã de Paranaguá devem ser concluídas até o fim deste ano, de acordo com informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). O prédio está 75% finalizado e vai abrigar diversos serviços para a população com o conceito de atendimento humanizado proposto pelo Governo do Estado. A estrutura está localizada na Rua Domingos Peneda, na região do Aeroparque, e é a maior desta categoria em todo o Paraná.

A área construída da nova unidade é de cerca de 1.800 m². “A parte de infraestrutura, que conta com três pavimentos, está pronta, faltando apenas acabamentos, paisagismo, fachada e revestimentos”, destacou, em nota, a Sesp.

O novo espaço já foi avaliado anteriormente por autoridades policiais da região, que evidenciaram a relação com o interesse público, com mais comodidade e locais específicos para atender a cada caso em particular e dar mais atenção aos crimes ocorridos na região.

“A delegacia contará com amplos espaços para atendimento ao cidadão, com a possibilidade de melhor atendimento à mulher, idosos, menores, além das atividades de polícia judiciária da Polícia Civil. Está previsto ainda o funcionamento do Instituto de identificação no local”, informou a Sesp.

O Instituto de Identificação funciona atualmente, em Paranaguá, no Detran (Departamento Estadual de Trânsito), para emissão ou atualização da carteira de identidade, com necessidade de agendamento prévio pela Internet.

ATENDIMENTO HUMANIZADO

A intenção do Governo do Estado, com a implantação de Delegacias Cidadãs nos municípios de Matinhos, Pinhais e Fazenda Rio Grande, até o momento, é propor uma mudança de conceito no atendimento da Polícia Civil.

As salas, além de ter espaço para receber as vítimas e agressores ou suspeitos, com um atendimento mais adequado para crianças e adolescentes, contará com piso tátil alerta e dimensional, guias rebaixadas e demais dispositivos de acessibilidade. O espaço também terá elevadores e sanitários adaptados, de acordo com o estatuto da pessoa com deficiência.

Quanto à possibilidade desse tipo de delegacia abrigar carceragem, a Polícia esclarece que haverá somente uma cela para custódia de presos, que podem permanecer no local enquanto for necessário colher os depoimentos para a formulação do inquérito policial.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress