conecte-se conosco

Religiosidade

Primeira Igreja Batista celebra 116 anos de organização em Paranaguá no sábado

“Queremos parabenizar todos os membros da PIB pelo seu 116.º aniversário de organização e lembrar o compromisso que temos com o Rei de Deus e proclamação do Evangelho, com missão de glorificar a Deus”, afirma o pastor Nivaldo Cavallari

Publicado

em

Pastor Nivaldo Cavallari destaca importância da entidade religiosa que foi a precursora da Igreja Batista em todo o Paraná

No sábado, 7, a Primeira Igreja Batista (PIB) de Paranaguá celebra seus 116 anos de organização em Paranaguá. Localizada atualmente na Rua Professor Cleto, no Centro Histórico, ao lado da Praça dos Leões, a Igreja é um dos importantes alicerces religiosos e sociais da Cidade-Mãe do Paraná. O pastor Nivaldo Cavallari explica a importância da entidade religiosa para o município, bem como para o Paraná, visto que ela foi fundada em 7 de setembro de 1902 e foi a primeira Igreja Batista do Estado. Além disso, ele destaca a programação de aniversário que acontece no sábado, 7, e domingo, 8.

De acordo com o pastor Nivaldo Cavallari, possui relação com o fato de que em 7 de setembro de 1902, Samuel Pires de Mello, fundador da PIB, ter descido de trem de Curitiba a Paranaguá em busca de uma carga de bíblias que ele iria buscar em Santos com viagem realizada a partir do porto paranaense com o intuito de evangelizar seus familiares no sul do Brasil. “Na vinda de trem no dia 7, ele conheceu a senhora Calpunia Rosa, que viu o Samuel Pires de Mello lendo um livro e ficou curiosa. Ele explicou que o livro era a Bíblia, conversou com ela e passou a palavra de Deus, explicando que era protestante. Ela então se interessou pela sua religião e o convidou para estar na noite do dia 7 de setembro em sua residência, levando um mensageiro ao hotel dele, o acompanhando até sua casa para fazer o primeiro culto aos seus familiares e vizinhos”, explica.

Samuel Pires de Mello posteriormente descobriu que só haveria navio para Santos para buscar as bíblias em dois meses. Então, ele se estabeleceu em Paranaguá e passou a realizar cultos evangélicos na Rua Faria Sobrinho, o que o fez ir até o porto paulista e retornar a Paranaguá para ficar de vez na Cidade-Mãe do Paraná. “Ele se estabeleceu em Paranaguá em 1902, um princípio do que posteriormente seria a Primeira Igreja Batista. Em 1903 ele estava doente, mas já tinha em 12 de abril 1903 um total de 150 pessoas que se reuniram, desses, 52 pediram para ser batizados, algo que foi feito em uma prainha na Costeira”, comenta.

“No dia 7 de setembro de 1903 houve a primeira comemoração da sua chegada, quando ele organizou de fato a chamada Igreja Cristã. Em maio de 1910, Samuel Pires de Mello adoeceu mais por ter contraído malária e precisou de tratamento em Campinas – SP, antes de ir, ele entregou sua Igreja com 231 membros para a Convenção Batista Brasileira”, afirma o pastor, destacando que os batistas aceitaram os membros sem necessidade de batizado. “Eles foram aceitos pelos batistas sem nenhuma exigência, por terem sido batizados por imersão e seguirem a doutrina batista”, explica, destacando que o fundador da PIB faleceu em Campinas em 1911 com 46 anos. 

PIB teve organização oficial em Paranaguá realizada no dia 7 de setembro de 1903

PROGRAMAÇÃO

No sábado, 7, entre 10h e 15h, haverá um churrasco no SESC em celebração  ao aniversário de 116 anos da PIB de Paranaguá com arrecadação de fundos para as missões. À noite, às 20h, o pastor Rafael Tomazini, da Primeira Igreja Batista de Foz do Iguaçu, que é jovem e conhecido pelo seu trabalho de evangelização estará presente na celebração. “Ele estará também como orador no domingo, 8, às 10h30 e às 19h30”, completa o pastor Nivaldo Cavallari, destacando que durante todas os cultos haverá apresentação dos conjuntos musicais da PIB. “No domingo à noite, serão realizados 12 batismos”, complementa. 

MENSAGEM À COMUNIDADE

“Queremos parabenizar todos os membros da Primeira Igreja Batista pelo seu 116.º aniversário de organização e lembrar o compromisso que temos com o Rei de Deus e proclamação do Evangelho, com missão de glorificar a Deus. Não temos outro objetivo a não ser esse com nossas obras com reuniões locais e através de cada fiel no local onde trabalha. Cada membro da Igreja receba os nossos parabéns por este trabalho que vocês fazem, não é o pastor. Quem tiver interesse em conhecer a PIB, além das reuniões semanais nos lares dos grupos multiplicadores, realizamos cultos de oração nas quintas-feiras, às 19h30. Nos domingos temos a escola bíblica dominical pela manhã às 9h e às 10h30 o culto e, à noite, temos o culto das 19h30. Os nossos jovens se reúnem todo sábado, às 19h. Quem quiser estar presente será um prazer recebê-lo”, finaliza o pastor Nivaldo Cavallari. 

Publicidade


Em alta