Durante a cúpula do BRICS realizada em 4 de setembro de 2017, a CMPort celebrou um contrato de aquisição de ações com os acionistas do TCP, montante aproximado de R$ 2,9 bilhões (US$ 925 milhões) equivalente a 90% da participação societária do TCP, e a operação de compra foi finalizada em 23 de fevereiro de 2018. Foi a maior de aquisição e fusão de portos de todos os tempos no Brasil e na América Latina, também sendo o primeiro projeto de investimento portuário da CMPort na América Latina. Desde então, a TCP tornou-se oficialmente um integrante da CMPort, completando a cobertura total dos 5 continentes do mundo. O TCP possui 3 grandes berços para navios porta-contêineres e seu contrato de concessão vai até 2048. A conclusão do novo projeto de expansão em outubro de 2019 aumentou ainda mais a capacidade operacional do terminal para 2,4 milhões de TEUs. Atualmente, o TCP é o maior terminal de exportação de carga de contêineres refrigerados do Brasil.
A CMPort está usando ativamente o porto como um link para promover o modelo de desenvolvimento “PPC (Porto + Parque logístico + Cidade)” do Porto de Paranaguá e promover o desenvolvimento coordenado e interativo da indústria e da cidade. O TCP será o ponto de partida para promover discussões aprofundadas sobre este projeto de desenvolvimento integrado de logística, infraestrutura de transporte e parque logístico do Brasil, além disso, buscará oportunidades de desenvolvimento e operação de investimentos, trabalhando em conjunto com parceiros brasileiros para obter resultados e benefícios mútuos”.
Tony Shi comentou sobre o desenvolvimento do Porto de Paranaguá nos próximos anos, a CMPort irá promover ativamente o comércio internacional entre China e Brasil, fazendo melhorias na infraestrutura do terminal e aumentando a capacidade operacional do terminal. Além disso, investirá mais em treinamentos para os profissionais locais. Desde 2018, TCP tem enviado anualmente funcionários destaques para a sede da CMPort na China para fazer intercâmbio de conhecimento e experiencias, visando melhoria na gestão da equipe.
“Nos próximos 3 anos, TCP estará mais voltada para cultivação dos talentos, com base no conceito moderno de gerenciamento portuário, realizando gerenciamento profissional pleno nas operações, visando tornar o operador líder dos terminais brasileiros. o TCP é o primeiro projeto de operação de terminal investido na América do Sul e Brasil, por isso a CMPort dá muita importância e dará 100% de atenção e apoio e promoverá ativamente o desenvolvimento sinérgico de recursos internos” acrescenta Tony Shi.
CMG e portos no mundo todo
China Merchants Group foi fundada em 1872 com a sede em Hong Kong, é uma empresa estatal conglomerado integrado e suas atividades principais são concentradas em três indústrias: Setor de transporte, Setor financeiro e desenvolvimento e Operação integrado urbanismo e parque industrial.
Em 2019, a China Merchants Group obteve a receita total de 717,7 bilhões de RMB, um aumento de 10,4% em relação ao ano anterior; Lucro total registrou 162,5 bilhões de RMB e lucro líquido de 126,2 bilhões de RMB, um aumento de 12% e 18% respectivamente comparando com o ano passado. No final de 2019, o grupo registrou ativo total de 9,3 trilhões de RMB, com um acréscimo de 16,7% em relação a 2018. A China Merchants Group e a sua subsidiária China Merchants Bank entraram novamente na lista do “Fortune 500” da revista <Fortune> publicada em 2019. O grupo China Merchants conseguiu ter 2 das suas empresas listadas na Fortune 500.
A China Merchants Group é líder no investimento, desenvolvimento e operações no setor portuário, estabeleceu a cobertura mais completa da costa chinesa, incluindo também nas regiões do sul e sudeste asiático, Europa, América do norte, sul e Oceania. A movimentação de contêineres atingiu 112,99 milhões de TEUS e movimentação de a granel registrou 490 milhões de toneladas em 2019.
O Grupo possui no total 68 portos através de 27 países e regiões ao redor do mundo, formando uma cobertura forte desenvolvida de portos, logísticas, financeiro e parques logísticos. Entre os 10 maiores portos do mundo, 7 têm a participação do grupo China Merchants.
Tony Shi explicou, “A CMPort está empenhada em fazer a TCP o melhor terminal de contêineres do Brasil e ao mesmo tempo, contribuirá ativamente no desenvolvimento do parque logístico em Paranaguá.
Relação positiva com a sociedade
O CEO declarou que o TCP atribui grande importância nas boas relações com o governo e câmaras de comércio locais. Ele também enfatizou que além do próprio desenvolvimento da TCP, está comprometida em contribuir para a sociedade local e se tornar o pilar do desenvolvimento da economia local.
Em 2020 serão 148 anos desde a criação do China Merchants Group. A CMPort está comprometida em promover a melhoria da infraestrutura do TCP e a construção do parque logístico, liderando a tendência do desenvolvimento do porto. O CEO introduziu que ele trabalhou na China Merchants Group em Hong kong em 1988 e atua desde então, por 32 anos. Ele teve a sorte de testemunhar e participar dos 40 anos de abertura e reforma econômica da China. Ele cooperou e teve boas relações com a câmara de comércio, governo e sindicatos locais.
Relação comercial positiva entre Brasil e China
O CEO explicou: "TCP é a ponte do desenvolvimento econômico e comercial entre a China e Brasil, estamos trabalhando duro para promover a prosperidade do porto de Paranaguá. Atualmente, o TCP é o maior terminal de exportação de carne congelada do Brasil e continuaremos a expandir os nossos serviços de contêineres congelados. Buscando melhoria e serviços especiais de qualidade aos nossos clientes e nos esforçar o máximo para atender às suas necessidades. Melhorar ainda mais as capacidades de serviço do terminal com um todo e o desenvolvimentos inovadores ".
Confiança em Paranaguá
Tony Shi conclui: "Estamos nos esforçamos para contribuir ao desenvolvimento da economia local, ao mesmo tempo em que alcançamos objetivos de negócios, criamos valores para a comunidade local.” Até o momento, TCP tem fornecido um grandes oportunidades de emprego para a sociedade local e também fez as devidas contribuições para o bem da sociedade.
"Nos próximos 3 anos, nos esforçaremos para alcançar um desenvolvimento profissional de alta qualidade e defender o conceito de proteção ambiental verde. Com o forte apoio do Governo do Estado do Paraná, da cidade de Paranaguá e da Autoridade Portuária APPA, estamos determinados e confiantes no bom desenvolvimento do TCP. " O CEO finaliza.