conecte-se conosco

Política

STJ acolhe recurso de Beto Richa e “retira” inquérito das mãos de Moro

Com isso, investigação sobre o suposto uso de caixa 2 nas três últimas campanhas do tucano ficará integralmente com a Justiça Eleitoral.

Publicado

em

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu acolher o agravo de instrumento (tipo de recurso) do ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) e encaminhar o inquérito 1181, que trata das delações da Odebrecht, somente para a Justiça Eleitoral do Paraná.

 

O inquérito tramitava integralmente no STJ, desde junho de 2017, e tratava de suposto caixa 2 nas três últimas campanhas eleitorais do tucano, em 2008, 2010 e 2014. Mas, em abril último, ao renunciar ao cargo de governador do Paraná, Beto Richa também perdeu o foro especial por prerrogativa de função no STJ, daí a remessa da investigação para a primeira instância. Parte do inquérito, relativa às eleições de 2008 e 2010, foi para a Justiça Eleitoral do Paraná. A outra parte (eleições de 2014), por envolver suposta corrupção, além de caixa 2, foi para a 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, comandada por Sergio Moro.

 

A defesa de Beto Richa, contudo, contestou o fato de parte do inquérito ter ido parar na Justiça Federal, na “Vara da Lava Jato”, sustentando que o caso deveria ser tratado apenas como suposto caixa 2, tema da Justiça Eleitoral. O recurso foi acolhido na sessão da Corte Especial do STJ nesta quarta-feira, 20.

 

O ministro Og Fernandes reconheceu que, por se tratar apenas de uma investigação, ainda não está clara a jurisdição competente. Assim, ele determinou que, primeiro, a Justiça Eleitoral faça um exame do assunto. “A melhor saída neste momento é acolher o recurso, determinando um novo encaminhamento dos autos à jurisdição eleitoral, cabendo à jurisdição eleitoral determinar, após o exame e após a apuração, informar se há competência exclusiva ou concorrente”, resumiu o relator.

 

Em nota , Beto Richa afirmou que “a decisão da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça é perfeita e justa ao reconhecer a competência exclusiva da Justiça Eleitoral, onde os fatos serão devidamente esclarecidos”.

Foto: Arquivo

Publicidade










plugins premium WordPress