conecte-se conosco

Política

CCJ da Assembleia Legislativa aprova nome de ‘Deputado Caito Quintana’ para Usina Baixo Iguaçu

Proposta homenageia Caito Quintana, que foi deputado estadual por oito mandatos e atuou em prol da construção da usina e de demandas para população paranaense (Foto: Sandro Nascimento/Alep)

Publicado

em

Proposta foi apresentada pelo deputado Anibelli Neto na Alep em fevereiro. Usina hidrelétrica será inaugurada nesta quinta-feira, 23

A Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, entre os municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques,  no sudoeste do Paraná, que será inaugurada nesta quinta-feira, 23, pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, terá o nome de “Deputado Caito Quintana”. A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Anibelli Neto (MDB) em fevereiro na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e teve como relator o deputado estadual Nelson Justus (DEM), sendo o Projeto de Lei aprovado na terça-feira, 21, por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), indo agora para à apreciação do plenário.

De acordo com o deputado Anibelli Neto, correligionário de Caito Quintana, que faleceu em janeiro deste ano, a proposição se justifica pelo fato dele ter sido um dos políticos paranaenses que mais lutou pela implantação e construção da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu. "Dar o nome do ex-deputado à usina é um justo reconhecimento a uma pessoa que sempre lutou e se dedicou em benefício da população paranaense”, destaca por meio de sua assessoria.

Projeto foi apresentado pelo deputado estadual Anibelli Neto, companheiro do MDB de Caito Quintana (Foto: Alep)

A usina terá funcionamento efetuado pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) e a empresa Neoenergia. A hidrelétrica é a sexta e última a ser construída no rio Iguaçu, o maior do Paraná, com potência instalada de 350,2 MW e 16 comportas.

HISTÓRIA DE CAITO QUINTANA E LUTA PELA USINA NO SUDOESTE

Caito Quintana foi deputado estadual por oito mandatos na Assembleia Legislativa, sendo também chefe da Casa Civil no Governo do Estado e relator da Constituinte Estadual, atuando em inúmeras demandas em prol da população do sudoeste e de todo o Paraná. Formado em Direito e advogado, foi tabelião em Planalto – PR, aonde se elegeu vereador em 1972 e deputado estadual em 1982 pela primeira vez. Natural de em Santo Augusto – RS, Luiz Carlos Caito Quintana era filho de Daindo Bueno Quintana e Nadir Terezinha Fucilini Quintana. Ele faleceu no dia 13 de janeiro de 2019 em Balneário Camboriú – SC.

Por décadas Quintana foi defensor da usina de Baixo Iguaçu contando com o apoio de diversas lideranças políticas do sudoeste, sendo que em 2013, quando foi autorizado o início da construção do empreendimento, afirmou no plenário da Assembleia, quando ainda era deputado, que chegava ao fim a sua batalha em prol da implantação da hidrelétrica. "Sinto-me recompensado pela luta”, disse na época. Além disso, Caito destacou que o empreendimento, que contou com um investimento estimado em R$ 1,6 bilhão, traria avanços econômicos e sociais para a população do sudoeste, com vinda de bilhões de reais em recursos e em royalties para os municípios da região.

Usina Hidrelétrica, localizada em Capanema – PR, contou com investimento de R$ 1,6 bilhão e abastecerá energia elétrica no Paraná (Fotos: AEN)

 

TEXTO: Leonardo Quintana Bernardi – Jornalista – MTB-9311

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress