conecte-se conosco

Pet

Conheça alguns procedimentos de primeiros socorros para animais

Ocorrências podem ser comuns, exigindo do dono um conhecimento prévio

Publicado

em

Você já se deparou com uma situação de emergência com o seu cãozinho em decorrência de um acidente? Essas ocorrências podem ser mais comuns do que se imagina, exigindo do dono um conhecimento prévio sobre como realizar os procedimentos de primeiros socorros a fim de evitar sequelas graves e até mesmo a morte.

Para esclarecer dúvidas em situações como atropelamentos e envenenamentos, o Dr. Marlos Gonçalves Sousa, médico-veterinário, explica a importância de se fazer um atendimento rápido para evitar consequências graves e salvar o animal.

 

Quais são os principais acidentes que envolvem os cães?

São diversos os acidentes que envolvem os cães. Como exemplos, podemos citar os atropelamentos, que, mesmo sem qualquer sinal de trauma externo, requerem atenção do Médico-Veterinário devido à possibilidade de lesões nos órgãos internos, podendo comprometer a saúde do animal posteriormente. Outros acidentes frequentes são as intoxicações, o choque elétrico, o acidente ofídico e, claro, os traumas diversos (briga entre animais, traumatismos, coices, dentre outros).

 

Como se diferenciam os casos emergenciais dos urgentes?

Emergências são situações críticas inesperadas, súbitas, cujo pronto atendimento é fundamental à identificação do problema e correção de suas consequências, exigindo a imediata intervenção do Veterinário para garantir a sobrevivência do paciente. Já os casos urgentes representam situações perigosas, de aparecimento mais lento e previsível, cujo atendimento não pode ser adiado, requerendo solução em curto prazo, ainda que de maneira menos imediatista que nos casos emergenciais.

 

No caso de atropelamento do meu animal de estimação, quais devem ser os procedimentos de primeiros socorros?

Dependendo da magnitude do atropelamento é possível que haja danos a múltiplas estruturas corporais, incluindo órgãos internos, de modo que é imprescindível levá-lo ao veterinário para que seja apropriadamente examinado, excluindo quaisquer possibilidades de lesão. Quanto aos primeiros socorros, se houver lesão musculoesquelética, deve-se cobri-la com um tecido limpo, procurando imobilizar a região corporal afetada durante o transporte até a Clínica Veterinária. Havendo hemorragias, pode-se tentar estancá-la com ataduras (fraldas descartáveis limpas podem ser empregadas para esse fim). Em todos os casos, contudo, não se deve perder tempo. Os segundos perdidos podem significar o insucesso dos procedimentos realizados quando o animal chegar ao consultório. Portanto, a recomendação mais apropriada é contatar o veterinário imediatamente e seguir para a clínica mais próxima.

 

Como deve ser o transporte do animal nos primeiros socorros?

Pode-se colocar o animal sobre um colchão de espuma no banco traseiro do carro, evitando movimentos bruscos. Para animais maiores e mais pesados, deve-se passar um lençol por baixo (como uma rede) para transportá-lo até o veículo. É importante que o animal esteja tranquilo (e o proprietário também), e lembre-se de que segundos valem ouro nessas situações. Não se esqueça de contatar o veterinário antes de sair de casa para que, ao chegar à clínica, todos já saibam do ocorrido e estejam aptos a instituir o pronto atendimento.

 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress