Logotipo

Pensar Verde

Biólogo - CRBio 66032/07, especialista em Gestão e Planejamento Ambiental, mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento, professor universitário

A esperança está nas crianças

15 de outubro de 2019

A reunião da Cúpula de Ação Climática das Nações Unidas que ocorreu no mês de setembro passado trouxe ao mundo a repetição de um filme que já havíamos observado em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida por Eco-92. Na época, a jovem Severn Cullis Suzuzi representava a organização Environmental Children's Organization. Este grupo ambientalista formou-se na época por crianças que tinham a intenção de chamar a atenção dos adultos sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente. Com apenas 12 anos na época, Severn chocou o mundo com a sua declaração:

“Ao vir aqui hoje, não preciso disfarçar meu objetivo. Estou lutando por meu futuro. Não ter garantia quanto ao meu futuro, não é o mesmo que perder uma eleição ou alguns pontos na bolsa de valores.

Estou aqui para falar em nome das gerações que estão por vir. Estou aqui para defender as crianças com fome, cujos apelos não são ouvidos.

Estou aqui para falar em nome dos incontáveis animais morrendo em todo o planeta, porque já não têm mais para onde ir.

Não podemos mais permanecer ignorados!”

Neste ano vimos a repetição de 1992 com a jovem ativista Greta Thunberg, de 16 anos criticando os líderes globais por suas ações ineficazes em relação ao clima. Bradou Greta:

“Vocês estão falhando conosco, mas os jovens estão começando a entender sua traição”. “Os olhos de todas as gerações futuras estão em vocês, e se vocês escolherem falhar, eu digo que nunca os perdoaremos...”

“...já conversamos bastante. Esta não é uma cúpula de negociação climática. Não dá para negociar com a natureza. Esta é uma cúpula de ação climática...”

“...se não mudarmos urgentemente nosso modo de vida, comprometeremos a própria vida.”

O que as duas garotas têm em comum? Após entrar na agenda política mundial na década de 70, a questão ambiental passou a integrar todos os debates sobre o futuro de nosso planeta. Este tema já é debatido nas escolas. Elas são frutos deste processo! Nos resta a esperança de mais “Severns” e “Gretas” para que realmente os moradores neste planeta entendam que cuidar do meio ambiente é garantir a vida das próximas gerações.

Fotos

Compartilhe