Momento Espírita
Ler e estudar
“Muitos virão em meu nome dizendo: ‘eu sou o Cristo’, e enganarão a muitos.” Jesus (Mateus, 24:5)
“Muitos virão em meu nome dizendo: ‘eu sou o Cristo’, e enganarão a muitos.” Jesus (Mateus, 24:5)
“Desconfiai dos falsos profetas.” (Cap. 21, Item 9)
Ler, sim, e ler sempre, mas saber o que lemos.
Isso é o mesmo que reconhecer o impositivo da alimentação física, na qual, todas as criaturas de bom senso, atendam à seleção necessária. Ninguém adquire gêneros deteriorados para a formação dos pratos que consome. Pessoa alguma compra pastéis de lodo para serviço à mesa.
Estudar, sim, e estudar sempre, mas saber o que estudamos. Isso é o mesmo que reconhecer o impositivo da instrução, na qual todas as criaturas de bom senso atendem ao critério preciso.
Ninguém adquire páginas dissolutas para fortalecer o caráter. Pessoa alguma compra gravuras pornográficas para conhecer o alfabeto. O homem filtra a água, efetua os prodígios da assepsia, imuniza produtos do mercado popular e vacina se contra moléstias contagiosas, no entanto, por mais
levante os princípios de controle da imprensa, encontra, a cada passo, reportagens sanguinolentas e livros enfermiços, nos quais o vício e a criminalidade, frequentemente, comparecem disfarçados em belas palavras, semelhando cristais de alto preço, carreando veneno.
Assevera o apóstolo Paulo, em sua primeira carta aos Tessalonicenses: “examinai tudo e retende o bem.” A sábia sentença, decerto, menciona tudo o que pode e deve ser geralmente anotado, de vez que o meio microbiano, para efeitos científicos, se reserva ao exame de técnicos que, aliás, o fazem, munidos de luva conveniente. Leiamos e estudemos, sim, quanto nos seja possível, honrando o trabalho dos escritores de pensamento limpo e nobre que nos restaurem as forças e nos amparem a Vida, mas evitemos as páginas em que a loucura e a delinquência se estampam, muitas vezes, através de alucinações fraseológicas de superfície deleitosa e brilhante, porquanto, buscar lhes o convívio equivale a pagar corrosivo mental ou perder tempo.
Retirado do Livro: “O Livro da Esperança” – Autor Espiritual: Emmanuel – Psicografia de Francisco Cândido Xavier.
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” João cap. 8 v. 32.
Venha assistir uma palestra na Casa Espírita Paz e Luz, todos os domingos às 20 horas. Participe de um de nossos grupos de estudos. Temos livros e CDs espíritas. Nossa sede fica na Rua Mestre Leopoldino, 233, Centro, fundos da Catedral. Telefone (41)-3422-2688.
E-mail: [email protected]
Página na Internet: www.cepazeluz.com.br
-
Polícia 6 dias atrás
Brutalidade: homem em situação de rua é morto a facadas em Matinhos
-
Infraestrutura 5 dias atrás
Obras da Ponte de Guaratuba chegam a 17,7% de conclusão e podem ser acompanhadas em tempo real
-
Polícia 3 dias atrás
Rapaz é preso por suspeita de tráfico de drogas na Ilha dos Valadares