Logotipo

Grupo Escoteiro Comandante Santa Rita participa da campanha Mares Limpos da UEB

11 de janeiro de 2020

Lobinha Beatriz de Oliveira Folha explica como são as ações do projeto.

Compartilhe

Um dos destinos principais dos produtos descartados são os oceanos. Estima-se que entre cinco e oito milhões de toneladas de plástico chegam aos mares a cada ano, onde são ingeridos por aves marinhas, peixes e outros organismos. De acordo com estimativa da Fundação Ellen MacArthur, serão encontrados nas águas mais plásticos (em peso) do que peixes. A etapa seguinte é a sua chegada à cadeia alimentar humana, e diante desse enorme desafio da atualidade, a ONU lançou a Campanha #Mares Limpos – O Mar não está para plásticos.

Objetivo é incentivar os lobinhos, escoteiros, seniores e pioneiros a reduzirem o consumo de plásticos por meio do desafio

Em Paranaguá, o Grupo Escoteiro Comandante Santa Rita está participando desta Insígnia com aproximadamente 35 lobinhos que estão fazendo a diferença e passando para suas famílias, amigos e comunidade o que com a mudança de pequenos hábitos pode ajudar os mares.

Em parceria com os Escoteiros do Brasil, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA - lançou uma nova campanha da Insígnia Mares Limpos, que visa a incentivar os lobinhos, escoteiros, seniores e pioneiros a reduzirem o consumo de plásticos por meio do “Desafio Menos 1 Lixo/Mares Limpos”.

A lobinha Beatriz de Oliveira Folha, de 9 anos, do Grupo Escoteiro Comandante Santa Rita e  estudante do 5.º Ano Ensino Fundamental, enfatiza que o objetivo é ajudar os mares e o meio ambiente a ter menos poluição, ajudando a ter um mundo melhor para todos. “Dentre estas ações evitamos a utilização de descartáveis de plástico, tipo sacolas, copos, canudos, pet e dentre outros. A gente também recicla e separa o lixo. Também tiramos fotos para a nossa chefe responsável (velha loba Bagheera) Adi Petry Maciel, para que faça a avaliação”, explica Beatriz.

 

COMO CONQUISTAR A INSÍGNIA?

Cada membro avaliará os tipos de plástico descartáveis que costuma utilizar no seu dia a dia e se comprometerá a reduzir o uso de um tipo durante o período do desafio (10 semanas), tendo que reportar ao Chefe da Seção, a cada reunião de Seção, quantos itens utilizou durante a semana, mantendo um registro do seu controle de consumo.

Os membros que atingirem as metas de redução abaixo, receberão a Insígnia no Padrão correspondente à meta alcançada:

Padrão Bronze - de 1 a 3 itens utilizados semanalmente 

Padrão Prata - menos de 1 item utilizado semanalmente

Padrão Ouro - menos de 1 item utilizado semanalmente e promover uma das seguintes atividades a sua escolha:

- Uma festa sem qualquer item de plástico descartável para, pelo menos, 30 convidados;

- Uma campanha de conscientização sobre a importância da redução do consumo de plásticos descartáveis em sua escola, instituição religiosa, clube ou academia por, pelo menos, um mês, e que alcance mais de 300 pessoas. Uma vez alcançada a meta, ao final do período do desafio, a Diretoria da Unidade Escoteira local, por proposta do Chefe da Seção, conferirá o direito de usar a Insígnia Mares Limpos no Padrão correspondente à meta alcançada.


Colunistas