conecte-se conosco

Marinha do Brasil

Mutirão retira mais de 500 quilos de lixo da Baía de Paranaguá

Ação marcou o Dia Mundial da Limpeza no sábado, 21

Publicado

em

Um mutirão promovido pela Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) e pelo Grupo Escoteiros do Mar Ilha do Mel (GEMIM) retirou 523 quilos de lixo neste sábado (21) da Baia de Paranaguá no contexto do Dia Mundial da Limpeza. O “World Cleanup Day” é uma data global de combate aos resíduos sólidos e, no Brasil, a Marinha integrou esforços para promover a conscientização ambiental e valorização da “Amazônia Azul”, a nossa extensão territorial no mar.

Ao todo, o mutirão mobilizou 41 militares da CPPR e 70 integrantes do GEMIM, que realizaram a coleta de lixo na Rua da Praia, as margens do Rio Itiberê no Centro Histórico de Paranaguá; em praias da Ilha dos Valadares; e na Ilha do Tesouro. Todo o material recolhido foi acondicionado em sacos para ser dada a destinação correta.

A mobilização da Capitania dos Portos para promover o Dia Mundial da Limpeza no litoral paranaense iniciou na quinta-feira (19) com o plantio de duas mudas de Pau-Brasil em frente ao prédio principal da Organização Militar. A iniciativa congregou esforços do Rotary Club Paranaguá-Rocio e da Sociedade Amigos da Marinha do Paraná (Soamar Paraná).

Na sexta-feira (20), foi promovida ainda a palestra "Lixo no mar e o futuro dos oceanos" para pescadores no município de GuaratubaPR, realizada no Salão Comunitário de Caieiras.

Equipe de militares da CPPR recolheu resíduos sólidos em praias na Ilha dos Valadares, em Paranaguá-PR, no Dia Mundial da Limpeza.

 

O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado, falou que a Capitania dos Portos integrou esforços com Organizações Militares de todo o Brasil para que o Dia Mundial da Limpeza atingisse seus objetivos.

“A Baia de Paranaguá tem uma importância estratégica e econômica muito grande para o Brasil. Além do Porto de Paranaguá, a baia é um grande estuário para diversas espécies de animais marinhos e isto contribui diretamente para a atividade econômica dos municípios litorâneos por intermédio das comunidades pesqueiras. Todos nós devemos lembrar que esta riqueza do litoral paranaense é de toda a sociedade e, por isto, juntos devemos conservar e manter limpa nossas águas marítimas e interiores. A Capitania fica honrada em contribuir em ações como o Dia Mundial da Limpeza em parceria com a sociedade local”, destacou

Publicidade










plugins premium WordPress