conecte-se conosco

Marinha do Brasil

Equipe de Inspeção Naval da Capitania dos Portos fiscaliza balsas e embarcações na Região Sul

Inspetores Navais da CPPR realizaram vistoria na balsa “Porto Potinga” na comunidade de Fartura do Potinga no município de São Mateus do Sul.

Publicado

em

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) realizou, entre os dias 12 e 15 de setembro, ações de Inspeção Naval na região Sul do Paraná nos municípios de Porto Amazonas, Palmeira, São Mateus do Sul e Ponta Grossa, nos Campos Gerais. A fiscalização concentrou-se em balsas que fazem a travessia fluvial de pessoas e veículos na Bacia do Rio Iguaçu e em barcos de esporte e recreio, utilizados para atividades de lazer com o intuito de verificar a documentação e a presença de itens de segurança e salvatagem destas embarcações.

Nas cidades de Porto Amazonas e Palmeira, foram fiscalizadas balsas de travessia e realizadas reuniões com os proprietários com o objetivo de orientar a regularização das embarcações. Já em São Mateus do Sul, a equipe de Inspetores Navais da CPPR realizou uma vistoria na balsa “Porto Potinga” na comunidade de Fartura do Potinga. O equipamento faz a travessia do Rio Potinga e é um importante meio de transporte na área agrícola do município. O local fica a cerca de 270 quilômetros da sede da Capitania, em Paranaguá, no litoral.

Em Ponta Grossa, a fiscalização aconteceu em uma marina e no lago artificial do Rio Pitangui, represado para o abastecimento de água da cidade.  A represa, conhecida popularmente como “Alagados”, é utilizada para esporte e lazer pela população local. A CPPR conta com 89 municípios em sua área de jurisdição e o deslocamento de equipes de Inspeção Naval pelo interior do Estado do Paraná faz parte da missão de promover a segurança do tráfego aquaviário, a oferta de cursos no ensino profissional marítimo, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica a partir de embarcações nesta região.

O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado, citou que é função da Capitania fiscalizar o cumprimento das normas da Autoridade Marítima em toda a área de jurisdição. “Nos esforçamos cotidianamente para cumprir a tarefa de orientar e fiscalizar o tráfego aquaviário com o intuito de promover a segurança. Nosso trabalho é para que possíveis acidentes possam ser evitados a partir do cumprimento das leis e normas da navegação. Com isto, estamos resguardando a vida humana e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Paraná”.

 

Da Assessoria da Capitania

Foto: Capitania dos Portos do Paraná

 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress