Logotipo

Capitania realiza cerimônia alusiva aos 153 anos da Batalha do Riachuelo

09 de junho de 2018

Solenidade ocorreu na sede da Capitania dos Portos do Paraná, em Paranaguá

Compartilhe

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) realizou na manhã de sexta-feira, 8, sob a presidência do Capitão dos Portos, Capitão de Mar e Guerra, Germano Teixeira da Silva, a cerimônia em comemoração aos 153 anos da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil. 
O evento contou com a presença de autoridades militares, civis e convidados e foi realizada nas dependências da Capitania dos Portos, situada na Rua Benjamin Constant, no Bairro Costeira, em Paranaguá.

Autoridades militares e civis participaram da cerimônia alusiva ao 153.º aniversário da Batalha do Riachuelo, data magna da Marinha

 

O evento contou com a presença de autoridades Militares, Civis e convidados e foi realizada nas dependências da Capitania dos Portos, situada na Rua Benjamin Constant, no Bairro Costeira, em Paranaguá.

Capitão de Fragata Marcelo Fontes Dornellas, Capitão dos Portos do Paraná, Germano e o capitão-tenente Fábio Júlio de Carvalho Machado, comandante do Navio Balizador Faroleiro Mario Seixas

 

Durante o evento, foi realizada a leitura da Ordem do Dia, encaminhada pelo Comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, que fez um breve histórico sobre a Batalha do Riachuelo, finalizando com a seguinte frase: “As tradições de nossa Força bem representam a bela história do País. Viva a Marinha! Tudo pela Pátria”, destacou o almirante Eduardo Bacellar.
Também foi lida durante a cerimônia a mensagem do presidente da República, Michel Temer, alusiva à data. 

Militares receberam promoção e medalha de mérito

 

Na sequência, foi realizada a entrega de platina e divisa aos militares promovidos, bem como a entrega das Medalha “Mérito Marinheiro”, aos que se distinguiram à profissão em operações no mar.

Comandante Germano: “Cultuamos a tradição na Marinha, e reverenciamos os ícones que tivemos na história passada”

 

O Capitão dos Portos do Paraná, capitão de Mar e Guerra, Germano Teixeira da Silva, falou da importância da data. “Cultuamos a tradição na Marinha e reverenciamos aos ícones que tivemos na história passada. O almirante Barroso nos passa a inteligência que teve. Foi fundamental na mudança da atitude da guerra em um momento difícil, teve a inteligência e perspicácia de liderando os nossos navios reverter uma situação que estava bem difícil. São estes exemplos que podemos trazer para os dias atuais, nos momentos de dificuldades temos que ter líderes que tenham inteligência suficiente para manter a Marinha como sempre perene e para sempre”, destaca o comandante. 

Prefeito Marcelo Roque, comandante Germano e o presidente da Câmara de Paranaguá, Marquinhos Roque

 

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Elias Roque, participou das comemorações. “Esta data histórica alusiva aos 153 anos da Batalha do Riachuelo, que mudou a história do País. Uma batalha em que o Brasil estava perdendo, e com uma manobra brilhante conseguimos sair vitoriosos, e de lá para cá é comemorada com muito orgulho esta data tão importante para a Marinha do Brasil e para todos nós”, destacou o prefeito Marcelo Roque. 
O presidente da Câmara de Paranaguá, Marquinhos Roque, enfatizou que é uma data importante e um marco para o País. “Esta data foi um marco para o nosso País, e em Paranaguá a celebração da data não é diferente também, a nossa Capitania dos Portos do Paraná realizou um brilhante evento, em que foram realizadas promoções dos militares e a entrega de medalhas de mérito em nossa jurisdição, isto é muito importante de ser lembrado”, enfatizou Marquinhos Roque.  
Após a cerimônia foi servido um coquetel aos convidados.
 

BATALHA DO RIACHUELO

A Batalha Naval do Riachuelo é considerada pelos historiadores como decisiva da Guerra na Tríplice Aliança contra o Paraguai (1865-1870) - o maior conflito militar na América do Sul, somente superado em vítimas, no Novo Mundo, pela Guerra Civil Americana (1861-1865).

 

 

Fotos

Compartilhe

Colunistas