conecte-se conosco

Marinha do Brasil

Marinha do Brasil qualifica pescadores e aquaviários na Comunidade de Guaraqueçaba

Condutores ficam habilitados a conduzir embarcações escolares, de turismo ou de travessia 

Publicado

em

A Capitania dos Portos do Paraná formou na última semana uma nova turma do Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros. O grupo composto por 30 alunos entre aquaviários e pescadores da região de Guaraqueçaba participou de aulas teóricas e práticas, ministradas pelo Departamento de Ensino Profissional Marítimo da Capitania.

O propósito deste curso é qualificar aquaviários para conduzir embarcações empregadas no transporte de passageiros. Após cumprirem a grade curricular e serem aprovados nos testes finais, os condutores ficam habilitados a conduzir embarcações escolares, de turismo ou de travessia na navegação interior e de apoio portuário.

De acordo com os alunos, a equipe de instrutores merece elogios pelas aulas.

“Parabéns a todos os instrutores, em especial ao tenente Renato e ao tenente Neto, pela aula prática no barco,” comentou a aluna Aline Hiber Pinheiro.

“As aulas práticas foram essenciais para facilitar o aprendizado e consolidar os conhecimentos técnicos repassados em sala de aula”, explicou o primeiro-tenente Renato Monção da Silva.

A Capitania dos Portos do Paraná tem como meta manter um cronograma de visitas às comunidades de todo o litoral paranaense. Segundo o capitão dos Portos, capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva, ir até as comunidades para aplicar cursos ajuda a regularizar a situação de muitos aquaviários.

 

“É de suma importância promover a qualificação dos aquaviários, principalmente daqueles que não têm condições de vir até a Capitania. Dessa forma, é possível diminuir os riscos de acidente no mar,” concluiu o comandante Germano. 

 

As ações da Capitania realizadas de forma itinerante são essenciais para o cumprimento da missão da Marinha do Brasil, que visa a garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica.
Da Assessoria da Capitania

Publicidade


Em alta