Logotipo

Capitania dos Portos qualifica 35 moradores em Caieiras para promover a segurança da navegação

08 de novembro de 2019

No de outubro, a Capitania formou uma turma de 34 servidores.

Compartilhe

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) realizou a entrega dos certificados de conclusão do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) para 35 moradores na comunidade de Caieiras, em Guaratuba, no litoral do Paraná, no dia 26 de outubro. A formação técnica dos integrantes da comunidade foi solicitada devido às características do local, formada por pescadores e com forte tradição marítima na região com foco na navegação na Baía de Guaratuba e entorno.

Agora, os aprovados estão habilitados para exercer funções em embarcações com Arqueação Bruta de até 300 e potência propulsora menor do que 250 kW empregadas na navegação interior e de apoio portuário, além de realizar serviços profissionais de navegação em embarcações de esporte e recreio. Após um ano de embarque, os formados podem ainda ser comandante de embarcações com Arqueação Bruta até 10, exceto aquelas que transportam passageiros.

As aulas do curso MAC foram realizadas no mês de setembro por militares da Capitania dos Portos do Paraná em locais cedidos pela comunidade de Caieiras. As instruções repassadas aos alunos tratam de técnicas de navegação, manobras de embarcações, comunicações, estabilidade e manuseio de cargas, motores e eletrotécnica. O objetivo da CPPR é promover a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e prevenir a poluição hídrica a partir de embarcações.

CONDUÇÃO DE EMBARCAÇÕES NO SERVIÇO PÚBLICO

No fim do mês de outubro, a Capitania dos Portos do Paraná formou ainda uma turma de 34 servidores públicos no Curso de Habilitação Especial Para Condução de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP). Participaram 27 policiais militares do 9.º Batalhão de Polícia Militar (9.º BPM) do Paraná e sete guardas municipais do município de Paranaguá.

A formação destes servidores habilita os formados a conduzir embarcações de instituições públicas em serviço empregadas na navegação interior. Os policiais e guardas municipais receberam instruções de Legislação Marítima, Manutenção e Mecânica Naval, Navegação Marítima, Meteorologia, Noções de Estabilidade, Tipos de Embarcações, Técnicas de Sobrevivência, Manobras Marítimas e Noções de Primeiros Socorros.

Da Assessoria da Capitania


Colunistas