Logotipo

Sensação térmica em Paranaguá cai cerca de 26.ºC em seis dias

05 de fevereiro de 2019

Temperatura mais amena é passageira, segundo o Simepar, visto que no final de semana calor deve voltar com previsão do termômetro ficar acima dos 30.ºC

Compartilhe

Meteorologista Lisandro Jacobsen, do Simepar, explica que queda foi ocasionada por frente fria e que calor deve voltar próximo ao fim de semana

O calor que chegou a registrar a sensação térmica de 48.ºC em Paranaguá na última semana, de acordo com informações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), resolveu dar uma trégua por um tempo do litoral do Paraná desde o domingo, 3, quando uma frente fria chegou na região junto com chuvas pontuais e tempo nublado durante todo o dia. Nesta terça-feira, 5, durante a tarde, a sensação térmica em Paranaguá era de 22.ºC, cerca de 26.ºC mais baixa que a registrada na última quarta-feira, 30, pelo Simepar.

O meteorologista Lisandro Jacobsen, do Simepar, explica que a queda nas temperaturas foi ocasionada por uma frente fria no litoral. “A situação é momentânea, nós tivemos uma mudança de tempo já no último domingo nas regiões paranaenses, com mais nebulosidade e ocorrência de chuva. Já na segunda-feira, 4, tivemos uma situação de predomínio de tempo nublado, tanto na região das praias, quanto em todo o setor leste do Estado, inclusive nos Campos Gerais e em Curitiba com algumas chuvas”, explica.

“Não há grandes mudanças de tempo previstas nos próximos dias, que vai continuar com muita nebulosidade em função deste vento que sopra do sudeste e empurra a umidade do ar para o continente”, ressalta Jacobsen. Segundo o meteorologista, o calor extremo que ocorreu na semana passada foi substituído por uma massa de ar menos aquecida. “A própria ausência de sol não deixa que a temperatura eleve tanto nos próximos dias, pelo menos até quarta-feira, 6, segue com um valor mais ameno, esquentando um pouco mais conforme vai aparecendo o sol no próximo fim de semana”, completa.

FRENTE FRIA PASSAGEIRA

Quem gosta de tempo mais frio não deve se animar. De acordo com o profissional do Simepar, a frente fria é passageira. “Para o fim de semana teremos temperaturas de novo acima de 30.ºC e na próxima semana teremos um calor bem intenso novamente”, destaca. “Quanto mais vai aparecendo a chuva mais se regula a temperatura elevada, que não foi o caso da semana anterior, onde se registrou pouca ocorrência de chuvas, ou a chuva vinha depois que já atingiu o valor máximo de temperatura, chegava no fim de tarde, no início da noite, o que não deixa de ser característico do verão”, afirma Jacobsen. 

“O tempo segue durante a semana com o tempo carregado de nuvens e chuva fraca e alguma garoa ao longo do dia, mas principalmente no período noturno, onde se espera uma chuva mais consistente nas praias. O sol voltará a aparecer com um pouco mais de intensidade a partir da quinta-feira, 7, e sexta-feira, 8,  na região”, finaliza o meteorologista Lisandro Jacobsen. 

Colunistas