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Infraestrutura

Viaduto do KM-5 da BR-277 será entregue no segundo semestre em Paranaguá

Novo viaduto deve organizar o tráfego pesado na entrada da cidade, que recebe mais de 400 mil caminhões ao ano

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Obra está cerca de 79% concluída e custo total será de mais de R$ 12,7 milhões 

As obras no viaduto que está sendo construído no KM-5 da BR-277, na entrada da cidade de Paranaguá, avançaram e já estão na reta final de conclusão, com 98% das ações concluídas. Os serviços foram iniciados no dia 31 de julho de 2018 e têm como objetivo facilitar o trânsito, deixando-o mais seguro e rápido tanto para caminhões como para veículos de passeio. A previsão é que os serviços sejam entregues no início do segundo semestre de 2019, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), responsável pela benfeitoria.

De acordo com o projeto, a estrutura terá 900 metros de extensão, seis de altura e 7,6 de largura. O novo viaduto deverá organizar o tráfego pesado na entrada da cidade, que recebe mais de 400 mil caminhões ao ano. Segundo a assessoria do DER-PR, até a última medição realizada em março, a obra estava 79,89% concluída. “As obras de arte especial estão com 98,35% executadas e os demais serviços estão dentro do cronograma como terraplenagem, pavimentação drenagem e sinalização. No momento, a obra conta com 45 funcionários e diversos equipamentos necessários para execução dos serviços contratados”, informa.

Segundo o DER-PR, o custo estimado da obra é de R$ 12.750.000,00 e o prazo para finalização da estrutura é início do segundo semestre de 2019. “As vantagens para os usuários da rodovia serão um maior conforto e segurança para quem trafega no entorno da interseção entre a Avenida Ayrton Senna e BR-227, tanto no sentido Porto de Paranaguá como no sentido Curitiba”, destaca a assessoria. 

 

Obras foram iniciadas em julho de 2018 e serão finalizadas no segundo semestre de 2019

Desde o início das obras em 2018, a APPA explicou a situação em torno dos moradores que residem nas proximidades do novo viaduto na entrada de Paranaguá. “Quanto às pessoas que residem nas imediações do viaduto, não há influência na obra. A concessionária que administra a BR-277 tem o poder de legislar sobre essa questão e tomar as devidas providências sobre este assunto”.

OBRAS EM PROL DE PARANAGUÁ

Há a previsão de outras obras para equilibrar a relação entre Porto e cidade e o fluxo de veículos em Paranaguá. Uma delas já está em execução, a revitalização da Avenida Bento Rocha, entre a ponte do Rio Emboguaçu e a interseção com a Avenida Portuária, com investimento de R$ 15,9 milhões. A via em questão possui um tráfego intenso de caminhões que descarregam no porto e será totalmente reformada com nova iluminação, sinalização e recuperação de pavimento, além de uma nova ciclovia.

Também há a intenção de melhorar a Avenida Ayrton Senna, que é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Mas, para isso, ainda é preciso elaborar um projeto de execução. Além disso, ainda há projetos de construção de quatro novas trincheiras na BR-277. 

No momento, a obra conta com 45 funcionários e diversos equipamentos necessários para execução dos serviços contratados

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