conecte-se conosco

Infraestrutura

Obras na Estação Ferroviária de Paranaguá estão 80% concluídas

Instalação do forro do prédio foi finalizada. Portas e esquadrias já foram trocadas e a pintura do prédio começou (Foto: Secom/Prefeitura de Paranaguá)

Publicado

em

Entrega da revitalização do prédio histórico está prevista para janeiro de 2020

As obras na Estação Ferroviária de Paranaguá, patrimônio histórico do Paraná, estão em pleno andamento, algo visível em sua fachada e pela presença de trabalhadores atuando na revitalização do espaço. Segundo informações da Prefeitura de Paranaguá, a obra está 80% concluída e deve ser finalizada em janeiro de 2020, com reinauguração do espaço que é um dos cartões-postais da cidade mãe do Paraná. De acordo com o município, quando entregue, o prédio poderá abrigar pontos comerciais através de parcerias público-privadas.

Segundo a prefeitura, ao longo dos últimos anos, o potencial turístico da Estação Ferroviária acabou perdido, algo devido à falta de manutenção que ocasionou queda de parte do telhado e da estrutura superior, com demolição da estrutura superior e interna para que não ocorresse desabamento estrutural. Sobre a reforma atual, o município ressalta que “o trabalho envolvendo a instalação do forro foi encerrado. Portas e esquadrias já foram trocadas e a pintura do prédio começou. Portas e janelas foram restauradas e uma rampa para cadeirantes está em fase de execução, tornando o prédio acessível”, complementa.

"A Estação Ferroviária foi destruída com o passar dos anos e com a falta de ação do Poder Público. Felizmente, ao assumir a gestão, solicitei à equipe que não medisse esforços para garantir a recuperação deste importante patrimônio histórico e assim foi feito", ressalta o prefeito Marcelo Roque. Segundo ele, apesar das dificuldades enfrentadas no processo para revitalização, a prefeitura está fazendo com que a reforma e entrega do edifício se tornem realidade. "Tivemos um problema no meio do caminho quando a empresa anterior desistiu de dar andamento. Mas não desistimos e agora estamos cada vez mais próximos de entregar este importante patrimônio em condições de uso da população e é isso que estamos buscando fazer", explica.

INVESTIMENTO DO MUNICÍPIO E MINISTÉRIO DO TURISMO

De acordo com o município, quando entregue, o prédio poderá abrigar pontos comerciais através de parcerias público-privadas

Segundo a prefeitura, o investimento total previsto para a revitalização está em torno de R$ 2.790.000,00, dos quais foram pagos/executados aproximadamente R$ 1.500.000,00, equivalente a 55% da obra, sendo parte desses oriunda de recursos do município e parte com repasse do Ministério do Turismo.  "A previsão de término da obra, segundo o prazo contratual, é final de janeiro de 2020", destaca a assessoria.

De acordo com o município, quando concluída a revitalização, há a possibilidade da Estação Ferroviária abrigar espaços comerciais e gastronômicos. Sobre isso, a assessoria ressalta que há possibilidade de parcerias com a iniciativa privada para o uso dos espaços, mas este uso ainda será discutido entre os segmentos envolvidos na revitalização do prédio.

 

Com informações da Prefeitura de Paranaguá

 

 

 

 

Continuar lendo
Publicidade