conecte-se conosco

Infraestrutura

Governadora Cida Borghetti assina ordem de serviço para obras no Cais Oeste

Investimento de 177 milhões irá ampliar a movimentação de 2 milhões para 6,5 milhões de toneladas.

Publicado

em

A governadora do Paraná, Cida Borghetti, esteve na sede da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) na tarde de quarta-feira, 4, para a assinatura da ordem de serviço para início das obras no cais Oeste do Porto de Paranaguá. O investimento de R$ 177,58 milhões abrange a modernização dos berços de atracação 201 e 202 e de ampliação do berço 201.

As obras serão realizadas com recursos próprios da APPA e devem propiciar a ampliação da movimentação de 2 milhões para 6,5 milhões de toneladas.

“As obras vão possibilitar triplicar o número de embarque, novas frentes de trabalho, vão trazer um reconhecimento ainda maior ao Porto de Paranaguá que hoje é o porto mais eficiente do Brasil e respeitado no mundo, ampliando as oportunidades para navios aportarem aqui e fazerem o carregamento de grãos. O Paraná é esse grande celeiro para o mundo, batendo recordes de exportações e passa aqui pelo nosso competente porto”, analisou a governadora.

A governadora ainda ressaltou a importância da modernização do Porto de Paranaguá. “Estamos aqui com pessoas que não medem esforços para continuar avançando, favorecendo a chegada da modernização e o Estado do Paraná investindo na ampliação. Eu me lembro de anunciar esse importante investimento no Cais Oeste ainda na Intermodal em São Paulo, onde pudemos falar sobre a expansão do Porto de Paranaguá”, considerou Cida.

INVESTIMENTOS

O diretor-presidente da APPA, Lourenço Fregonese, afirmou que a obra é esperada há 28 anos.

“Três projetos já foram alterados. A obra vai triplicar a movimentação do cais do berço 201, são novos shiploaders, novas esteiras, novos equipamentos, tudo que há de mais moderno. Até porque do lado Leste está um pouco congestionado”, avaliou Fregonese.

A grande expectativa gira em torno da quantidade de novos investimentos que podem ser aplicados em Paranaguá que podem potencializar a economia. “Essa obra vai melhorar a vida de Paranaguá com os investimentos de novas empresas, algumas que já construíram inclusive. Com isso, acreditamos que vamos deixar o agronegócio extremamente satisfeito, assim como a indústria e vamos triplicar a condição de movimentação da produtividade do Porto de Paranaguá”, avaliou Fregonese.

GERAÇÃO DE EMPREGOS

Uma das grandes notícias para os parnanguaras é sobre a geração de empregos. O diretor-presidente da APPA considera que, com a implantação de quatro novos terminais que pretendem se instalar, devem ser gerados 800 empregos diretos e 1.500 indiretos. “Na área portuária nós temos mais de 30 mil empregos diretos proporcionados e outros 30 mil indiretamente dentro de Paranaguá”, disse Fregonese.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, prestigiou a cerimônia de assinatura da ordem de serviço das obras no Cais Oeste e comemorou a geração de empregos.

“É mais uma grande obra ao município. O porto vem se modernizando a cada ano que passa. Já temos a obra da TCP que vem gerando empregos para o povo e, conversando com o diretor da empresa responsável pelas obras, ele me afirmou que 90% dos empregos é dos parnanguaras. Isso é o mais importante, é para isso que lutamos, por emprego e renda aos parnanguaras. Ficamos felizes com a vinda da governadora, sempre trazendo novidades importantes e tenho certeza de que a partir do mês que vem ela estará aqui novamente para acompanhar as obras na Avenida Bento Rocha e o início da construção do viaduto, obras esperadas pelo povo”, frisou Marcelo.

O diretor da Moinho Iguaçu, Alcides Cavalca, citou os investimentos aplicados pela empresa tendo em vista as obras do Cais Oeste.

“A principal importância para os exportadores é que a empresa Moinho Iguaçu vai fazer 70 anos e compra a soja de aproximadamente 2.800 agricultores no Paraná e agora com o terminal Oeste vamos conseguir vender um navio de soja, marcar a semana que será embarcada com um cronograma e aliviar o terminal Leste. Esse será o grande benefício do terminal Oeste”, revelou Cavalca.

Hoje, a movimentação média da empresa é de 300 mil toneladas no porto por meio de diversos terminais e a previsão, com as obras do Cais Oeste, é de ampliar para 1,2 milhão, ou seja, a capacidade máxima.

DETALHES DA OBRA

A estimativa é que as obras comecem em cerca de 30 dias. O prazo de execução deve ser de 18 a 24 meses. Durante as intervenções, Fregonese salientou que não haverá interrupção das atividades portuárias. Os serviços serão realizados pela empresa Consórcio B201 (Tucumann e TMSA). O projeto consiste no prolongamento de 100 metros da estrutura civil do berço de atracação 201 e modernização das estruturas dos berços 201 e 202, o que possibilitará o aprofundamento do nível de dragagem para 13,70 metros.

Ainda está inclusa a substituição de toda a estrutura eletromecânica com dois novos carregadores de navios de 2 mil toneladas/hora. As reformas incluem reforço estrutural, instalação de passarela para pedestres, troca de defensas, espaçadores metálicos, e a instalação de novo dolfim (coluna) de amarração de navios.

Foto: Orlando Kissner/AEN

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress