conecte-se conosco

Infraestrutura

Autoridade Portuária do Paraná visita Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil

Visita à sede da DHN foi realizada na tarde de quarta-feira, 15, para debater o desenvolvimento dos Portos do Paraná via infraestrutura marítima.

Publicado

em

Foi realizada na tarde de quarta-feira, 15, uma reunião na sede da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), localizada em Niterói, no Rio de Janeiro, entre a autoridade portuária do Paraná e o órgão da Marinha do Brasil.

O grupo paranaense foi recebido pelo diretor do DHN vice-almirante Antonio Fernando Garcez Faria. O objetivo da visita foi acompanhar os levantamentos hidrográficos que estão sendo realizados no litoral paranaense.

O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Luiz Fernando Garcia da Silva, enfatizou que o encontro foi positivo. "Essa foi a primeira visita da autoridade portuária do Paraná à Diretoria de Hidrografia e Navegação, da Marinha do Brasil. O objetivo era estreitar os laços e acompanhar os levantamentos hidrográficos que estão sendo feitos. A Marinha se mostrou sensibilizada com o pedido paranaense sobre as homologações de calado. Dos nove analistas que trabalham nestas atividades, sete estão atuando no processo de Paranaguá. Foi um encontro muito positivo e esperamos avanços importantes", destacou Silva.

O Grupo Coalizão Empresarial pelos Portos do Paraná, através de alguns representantes, também participou da reunião e fez uma avaliação positiva, destacando que são conquistados benefícios para toda comunidade portuária.

O gerente geral da Cargill Paranaguá e delegado regional da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP) em Paranaguá, André Luiz Maragliano, destacou os benefícios ao setor portuário do Estado. “Tivemos uma reunião muito produtiva e interessante ao conhecer o trabalho do Centro de Hidrografia e Navegação. Foi muito importante para nós conhecermos essa realidade e, assim, entender o porquê de os processos parecem morosos ou não. Foi importante para sabermos como realizar os protocolos, como as empresas contratadas devem trabalhar e, ao mesmo tempo, saber que é fruto de todo o trabalho que a APPA, junto com a nova direção do Luiz Fernando e o trabalho que a nossa Coalizão Empresarial de Paranaguá e entidades como a ABTP, vem realizando, ações que fizeram eco e verificamos que de 70% a 80% dos técnicos ou dos analistas da Marinha que trabalham nos levantamentos hidrográficos hoje estão trabalhando exclusivamente para a demanda de Paranaguá, pois entenderam a urgência de ganharmos calado”, destacou Maragliano, avaliando que com o resultado se ganhará em eficiência e produtividade, uma vez que foram gastos mais de R$ 600 milhões com os trabalhos de manutenção e aprofundamento. “O resultado desta reunião mostra que todos os esforços valeram a pena, e que agora de fato temos uma luz no fim do túnel e enxergamos que teremos o ganho que tanto esperávamos em um prazo de tempo bem curto. A comunidade portuária de Paranaguá como um todo e toda a cadeia logística que existe por trás disso ganham com todo esse trabalho que foi feito”, completa.

O diretor Institucional da TCP, Juarez Moraes e Silva, enfatiza ser imprescindível aprovar os levantamentos hidrográficos, através da Marinha do Brasil, para o desenvolvimento dos Portos do Paraná. “Foi uma excelente reunião, com a presença na DHN, do CHM, do Capitão dos Portos do Paraná, dos terminais portuários, do 8.º distrito da Marinha, da DTA (empresa responsável pela dragagem) e da APPA, que através de seu presidente, Luiz Fernando Garcia, articulou a reunião, para debater o desenvolvimento dos Portos do Paraná via infraestrutura marítima. Dragagem é fundamental, mas aprovar os levantamentos hidrográficos, através da Marinha do Brasil, é determinante para que sejam obtidos ganhos operacionais, ou seja, que os navios possam movimentar mais cargas nos Portos do Paraná. Foram investidos R$ 600 milhões em recursos públicos nos últimos 5 anos em nossa baía, e com o alinhamento entre as autoridades Marítima, Portuária e a Coalizão Empresarial capturaremos os avanços”, destaca Moraes e Silva.

Pérsio Souza de Assis, diretor da Pasa, ressaltou que os objetivos da reunião foram alcançados. “Agradeço o apoio prestado do diretor presidente da APPA, Luiz Fernando Garcia da Silva, pela organização da reunião, também, a disponibilidade da presença do Capitão dos Portos do Paraná (CMG) Rogerio Machado, como também, a atenção da Diretoria de Hidrografia e Navegação em nome do Comandante Sebastião e Almirante Antonio Fernando Garcez Faria. Foi um momento muito produtivo, os assuntos abordados na reunião são de extrema importância para o desenvolvimento e aumento da exportação dos Portos do Paraná. Posso afirmar em nome da Pasa que todos os objetivos traçados foram alcançados e as dúvidas esclarecidas, desta forma estamos confiantes para a finalização dos processos dentro dos prazos previstos”, destaca Assis.

Rivadavia Simão, diretor da Rocha Log, enalteceu a iniciativa do encontro. “Foi uma reunião muito importante, na qual trocamos informações de melhorias dos processos junto à Marinha que certamente facilitará os processos atuais e futuros Junto à Capitania dos Portos. Parabenizo a iniciativa do Luiz Fernando, diretor-presidente da APPA, e agradeço o convite, permitindo nossa participação no encontro. Finalizo com o agradecimento ao Almirante Antonio Fernandes Garcez e sua diretoria pela receptividade e os esclarecimentos dados”, finaliza o diretor.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress