conecte-se conosco

Especial Porto de Paranaguá

Tendência aponta alta geração de empregos na área portuária

Interesse no curso Técnico em Portos em Paranaguá aumentou 76%

Publicado

em

Recentemente, a Administração dos Portos de Paranaguá em Antonina (APPA) realizou dois concursos públicos para completar o quadro de funcionários. Paralelo a esta abertura de oportunidades, há a demanda de funcionários pelas empresas ligadas ao setor portuário, que têm registrado a cada ano um crescimento considerável.

Para isso, os jovens de Paranaguá precisam estar preparados e, ao que tudo indica, essa busca pela capacitação na área tem sido o objetivo de muitos deles em Paranaguá. Um levantamento realizado pela APPA mostrou que o número de inscritos para ingresso no curso de Técnico em Portos aumentou 76% no ano de 2018, na comparação com o mesmo período do ano passado. No total, 520 pessoas se inscreveram para ingressar no curso no início deste ano, contra 400 em 2017.

O diretor-presidente da APPA, Luiz Henrique Dividino, considera o processo de capacitação primordial, tendo em vista que o Brasil é um grande exportador de alimentos. “As pessoas passam a demandar mais alimentos, maior volume e mais gente. Tem gente que não estava inserida neste mercado mundial, principalmente os asiáticos, entraram hoje como grandes consumidores e esta atividade está crescendo fortemente no Brasil. Por isso, quando um jovem se prepara e se dedica para atuar na área portuária, ele tem campo para atuar”, disse.

Dividino lembra que o jovem que buscar qualificação certamente será inserido no mercado de trabalho na área.

“Não vão faltar oportunidades no segmento, logicamente, aquele que se prepara mais acaba tendo mais chance. A APPA é um pouco diferente porque é concurso público, está muito mais focado a um edital de concurso, por outro lado, a grande maioria dos empregos está nas empresas privadas. O TCP está crescendo, a Fospar está crescendo e as empresas não funcionam sem gente. As empresas querem encontrar essa mão de obra aqui em Paranaguá”, enfatizou Dividino.

DIFERENCIAIS

Segundo o diretor-presidente da APPA, os funcionários têm a tendência de se encantar pelas atividades portuárias e podem se identificar em diversos segmentos. “Não é uma atividade monótona, é muito dinâmica e isso encanta as pessoas em todos os segmentos. Nas áreas de gerência e administrativa não é diferente. Nós ofertamos funções que a pessoa precisa ter um bom inglês, precisa ser extremamente capacitado em relação a comunicações, tem que se relacionar diretamente com o mundo na área de agenciamentos, tem que transacionar com inúmeros intervenientes. Ou seja, na área operacional direta ou na administrativa, é uma atividade que encanta as pessoas”, declarou Dividino.

Foto: Ivan Bueno/APPA

 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress