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Especial Porto de Paranaguá

Paranaguá recebe maior navio graneleiro da história

O navio, que tem 245 metros de comprimento carregará mais de 87 mil toneladas de farelo de soja (Foto: Ivan Bueno/APPA)

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Atracou nesta semana, no Porto de Paranaguá, o navio Jubilant Devotion, a maior embarcação de produtos graneleiros que já passou pelo porto paranaense. O navio, que tem 245 metros de comprimento, vai ser carregado com mais de 87 mil toneladas de farelo de soja, o que equivale ao volume de quase 3 mil carretas.

HISTÓRICO

Antes do Jubilant Devotion, o maior carregamento feito pelo porto tinha sido o navio Nord Cetus, que embarcou 84,7 mil toneladas em 2013.

Nesta mesma semana outra embarcação, o Stella Dawn, atracou no Porto de Paranaguá para carregar soja e bateu o recorde de produtividade em uma janela de 6 horas. O navio embarcou 16,54 mil toneladas de grãos no dia 6. O volume equivale à carga de cerca de 75 caminhões por hora de operação.

O Stella Dawn, de bandeira de Cingapura, ficou atracado no berço 213 do Corredor de Exportação e levará a soja para o mercado asiático. Ao todo, o navio vai embarcar 65 mil toneladas de produto.

PRODUTIVIDADE

Estes números marcam o início do período de escoamento da safra e comprovam o aumento de produtividade do Porto de Paranaguá na exportação de grãos.

“Já tivemos um salto de movimentação no ano passado e este novo cenário só reforça que todos os esforços em repotenciamento do porto elevaram o patamar de capacidade e agilidade de escoamento de Paranaguá. Estes resultados estão ocorrendo ainda antes da conclusão da dragagem de aprofundamento do Porto, que será concluída em agosto deste ano”, afirmou o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Luiz Henrique Dividino.

Ao todo, já foram investidos R$ 657 milhões no Porto de Paranaguá desde 2011, que resultaram em um aumento de 25% na movimentação de cargas neste período. Somente no ano passado, o porto teve uma alta de 14% nas suas operações, o dobro do crescimento da média nacional. Só com os equipamentos que carregam os navios de grãos, os shiploaders, a APPA investiu R$ 59,4 milhões.

Com informações da APPA

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