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Especial Porto de Paranaguá

Porto de Paranaguá registra movimentação superior a portos brasileiros em 2017

Movimentação do Porto de Paranaguá cresce o dobro da média nacional

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O Porto de Paranaguá é o segundo porto público brasileiro em movimentação anual. Fica atrás somente do Porto de Santos, que movimenta pouco mais que o dobro do porto paranaense, conforme dados divulgado na segunda quinzena de fevereiro pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Luiz Henrique Dividino, comenta sobre este aumento de movimentação. “Os produtores rurais, as cooperativas e as indústrias não só do Paraná, mas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, reconheceram as melhorias operacionais do Porto de Paranaguá nos últimos anos. O Brasil passou por uma difícil crise econômica, mas ela foi amenizada pelos bons resultados do agronegócio e nos orgulha muito que os produtores rurais tenham escolhido o Porto de Paranaguá para escoar suas produções de maneira mais ágil e com menores custos”, destaca Dividino, enfatizando que “hoje não se trabalha com o objetivo de subir no ranking, ainda que o porto tenha registrado o dobro do aumento da movimentação em relação aos demais portos do Brasil em 2017, mas sim com o propósito de atender com a maior eficiência possível os nossos usuários”, ressalta. 

O Porto de Paranaguá é um dos mais importantes da América Latina graças aos volumes de exportação do complexo soja, carne congelada de frango, automóveis, açúcar, milho, óleo vegetal e celulose.
“Estamos investindo para que o Porto de Paranaguá se torne a melhor opção para o escoamento da safra, para o embarque de veículos, ônibus e máquinas agrícolas e para as demais operações que são típicas do nosso Estado e região. O usuário do porto tem reconhecido isso: não temos mais filas de caminhões, reduzimos a espera dos navios e aumentamos a movimentação de cargas. Isso significa um frete mais barato para o produtor e um produto mais barato para o consumidor final”, enfatiza o diretor-presidente.

DESENVOLVIMENTO

O crescimento na movimentação de vários produtos também foi superior no Porto de Paranaguá em comparação aos demais portos brasileiros.

O embarque de soja, principal commodity agrícola exportada pelo Brasil e por Paranaguá, teve crescimento de 32% na média nacional e de 43% no porto paranaense.

A movimentação de cargas gerais, que geralmente são produtos de maior valor agregado e envolvem uma cadeia produtiva mais complexa, cresceu 7,6% na média nos portos brasileiros e 8,2% em Paranaguá.

Já a operação de granéis líquidos teve uma diferença ainda maior. No Brasil, o aumento foi de 3,8% e no Porto de Paranaguá foi de 28%, sete vezes superior à média nacional. 

Foto: Ivan Bueno/APPA
 

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